Nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a vacinação será obrigatória para crianças cadastradas no Bolsa Família.
“O Bolsa Família volta com uma coisa importante: condicionantes. Primeiro, as crianças até 6 anos de idade vão receber R$ 150 reais a mais; segundo; as crianças têm que estar na escola, senão a mãe perde o auxílio; terceiro; a criança tem que ser vacinada, se não tiver atestado de vacina, a mãe perde o benefício; quarto, se a mãe tiver em estado de gestação, ela tem que fazer todos os exames que a medicina exige”, disse.
O Auxílio Brasil, no governo de Jair Bolsonaro (PL), retirou a obrigatoriedade da matrícula escolar. A fala de Lula foi feita durante evento de inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, no bairro de Benfica, no Rio de Janeiro.
Ainda nesta segunda-feira, foi anunciado o investimento de R$ 600 milhões para apoiar estados e municípios na redução da fila de cirurgias, exames e consultas no Sistema Único de Saúde (SUS). A medida integra a Política Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas.