O sigilo do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro deverá ser quebrado pela Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com a CNN, a decisão foi tomada no início desta semana pelo governo federal.
Durante seu mandato, o ex-presidente colocou sigilo sobre o seu próprio cartão de vacinação. A expectativa é de que a CGU também derrube o sigilo sobre o processo disciplinar contra o ex-ministro Eduardo Pazuello, que não sofreu punição ao ter participado de manifestação política. Na época, o ex-ministro da saúde era general da ativa.
Por sua vez, o atual governo petista discute a publicação de um decreto que traga maior transparência sobre as motivações para a não divulgação de informações oficiais.
O objetivo é evitar que se repita o ocorrido no mês passado, quando o Ministério de Relações Exteriores impôs sigilo à lista de convidados para festa de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Hoje, ao decidir não divulgar uma informação, a resposta costuma ser genérica, referindo-se, por exemplo, à segurança presidencial.