Veneziano participa de jantar com Lula e gera boatos de que desistirá da candidatura

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) participará nesta segunda-feira (11) do jantar de senadores com o ex-presidente Lula (PT). O parlamentar firmou aliança, no mês passado, com o PT da Paraíba, visando as eleições deste ano. Ele pretende disputar o governo do Estado e deverá ter como companheiro de chapa o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que tentará a disputa pelo Senado. Este último precisará reverter a inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para conseguir a inscrição para a disputa.

Veneziano briga para ter exclusividade no palanque do ex-presidente Lula na Paraíba e acusa os apoiadores do governador João Azevêdo (PSB), seu principal adversário no agrupamento de esquerda, de espalharem que ele não será candidato. “É tão evidente que o governo trabalhou nos últimos dias com a perspectiva de que eu não seria candidato que nem precisa do corpo pericial”, ironizou o parlamentar. O risco de não o parlamentar não ter exclusividade no palanque aumentou com a indicação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), para vice de Lula.

O alinhamento de Veneziano com o ex-presidente Lula é classificado por ele como fato consumado. O jantar desta segunda-feira vai acontecer na casa do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE). Vai reunir os emedebistas do Nordeste, mas também de outros estados e até parlamentares do PSD e do PP, este último um partido alinhado com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O movimento dos emedebistas em direção a Lula ocorre apesar de o partido ter uma pré-candidatura lançada, trata-se da senadora Simone Tebet (MS). A parlamentar trabalha o próprio nome com terceira via.

Um dos senadores convidados para o jantar disse à CNN, em caráter reservado, que a ideia, para além do aspecto simbólico, é levar a Lula análises críticas em relação aos últimos movimentos do petista. A avaliação desse parlamentar é a de que as declarações do ex-presidente nesta semana foram desastrosas e que, para evitá-las, Lula precisa expandir suas conversas para além do núcleo duro do PT. Entre elas, Lula defendeu o direito de mulheres fazerem o aborto, incentivou protestos contra congressistas e disse que, se eleito presidente, retiraria militares de cargos comissionados no Governo.

A agenda do ex-presidente Lula em Brasília também deve contar com uma visita ao Acampamento Terra Livre, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top