20 ANOS DEPOIS: conheça a trajetória do trio imbatível; Ruy, Josival e Gutemberg, “Os meninos do sertão”

Há exatos 20 anos, três grandes talentos da comunicação paraibana iniciaram juntos uma história. “Os Meninos do Sertão”, que venceram na capital, chegaram ao comando do programa Correio Debate em 2022, resgatando ali a liderança, que por algum tempo a rádio Correio havia perdido.

Gutemberg Cardoso, Ruy Dantas e Josival Pereira, três talentos de primeira grandeza que o rádio sertanejo impôs a toda a Paraíba para vê-los brilhar como o imbatível trio de apresentadores do Correio Debate, da 98 FM.

Na época, o Sistema Correio vinha sofrendo uma grande perda de audiência, e veio a se aprumar quando Gutemberg, Ruy e Josival assumiram a direção e consolidaram uma marca tão forte que se manteve no topo mesmo depois, sem o seu insuperável trio condutor.

Hoje, vinte anos depois, Os meninos do Sertão que fizeram a vida na capital, colecionam conquistas e trilham caminhos de sucesso separados, porém, ainda com uma grande amizade, como relatou Ruy ao Polêmica Paraíba. “Nestes vinte anos que se passaram a gente mantém nossa amizade e relação de irmandade, a gente sempre fez questão de manter viva e acesa a chama desse relacionamento e da história que construímos juntos”, disse.

Gutemberg Cardoso:

Quem diria que um menino sonhador de apenas 12 anos de idade, que começou a trabalhar em uma rádio do Sertão como copeiro, se tornaria uma referência no jornalismo político paraibano.

Filho de dona Joana que foi artista de circo, e de seu Nogueira, que era fotografo. Seu pai faleceu quando ele ainda era criança, e dona Joana teve que segurar a barra para criá-lo sozinha.

Francisco Gutemberg Cardoso de Oliveira, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de outubro de 1953, mas foi criado em Cajazeiras-PB, onde viveu boa parte de sua vida até se mudar para a capital do estado, João Pessoa, no ano de 2001, onde reside atualmente.

Iniciando sua caminhada na comunicação, aos doze anos de idade Gutemberg Cardoso conseguiu seu primeiro emprego como copeiro servindo café, na rádio Difusora de Cajazeiras. Anos depois o jovem sonhador adentrou no mundo jornalístico e radiofônico.

Formado em Direito, Gutemberg tem pós-graduação em Redação Jornalística. Trabalhou na Rádio Alto Piranhas e na Difusora Rádio Cajazeiras, apresentando programas de grande audiência. Foi diretor de programação, por nove anos, do Sistema Correio de Comunicação (rádio e TV). Trabalhou por dois anos na Rádio Paraíba FM, por dois anos e cinco meses na Rádio Sanhauá, por três anos na TV e Rádio Cabo Branco e por três anos na TV Master, todos em João Pessoa.

Atualmente, desenvolve suas atividades de jornalista e radialista na Rádio Arapuan FM, onde apresenta um programa de notícias e interação e é diretor-presidente do portal de notícias Polêmica Paraíba, em João Pessoa, que está completando 10 anos de fundação e já um dos sites mais acessados do estado.

Polêmica Paraíba

O Polêmica Paraíba comemora na próxima semana, 10 anos de existência, o site que por muitas vezes já alcançou o primeiro lugar entre os mais acessados do estado foi fundado em 13 de Maio de 2011.
De início o Polêmica Paraíba era um programa de rádio, em 2011 foi lançado como um Blog dentro do Jornal da Paraíba, os fundadores foram o Jornalista Gutemberg Cardoso e o radialista Nilvan Ferreira.

O Polêmica Paraíba tornou-se independente saindo do perfil de blog e assumindo layout de site e ampliando a cobertura jornalística para mais áreas, ficando conhecido pelas reportagens cheias de polêmica (como o nome do site diz), muitas vezes tocando em pontos que outras empresas de comunicação não querem abordar.

Gutemberg Cardoso, idealizador e diretor do portal afirma que o site divulga o que ninguém tem coragem de divulgar. Aqui é feito um jornalismo sério, com responsabilidade e sem restrições.

O nosso jeito de levar a notícia aos paraibanos fez o Polêmica Paraíba chegar aos seus 10 anos de idade como um dos sites de maior credibilidade do estado e também como um dos mais acessados da Paraíba.

Ruy Dantas:

Ruy Barbosa Dantas (nasceu em Sousa no dia 31 de janeiro de 1973, na  Maternidade Lídia Meira) é um empresário brasileiro do ramo da comunicação. É casado com a jornalista Alessandra Torres e pai de três filhos. Jornalista e publicitário, desde 2006 preside o Sin Group, que reúne as empresas Sin Comunicação, Ima Gestão de Imagem, Jabuticaba Digital Ideas e Keek Inteligence e emprega cerca de 100 funcionários em João Pessoa, Maceió e Brasília. Em 2015, foi considerado uma das seis figuras mais influentes da Paraíba em uma pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas de propriedade do cientista político Antônio Carlos Lavareda.
Sua história na comunicação começa em 1990, quando o falecido empresário  Salomão Gadelha percebe que Ruy tem talento para a leitura, escrita e oratória e o convida para ser sócio em uma das emissoras de rádio da família: a Rádio Cidade FM, no município de Sousa, no Sertão da Paraíba, mais tarde transformada por Ruy em rádio Líder FM. Aos 17 anos, começou a se destacar no rádio e também mostrou seu talento para o empreendedorismo. Com os ótimos resultados financeiros obtidos com a eficiência da gestão na Rádio Líder, Ruy Dantas e Salomão Gadelha ampliaram o desafio e se empenharam em construir, entre 1997 e 2000, o Cotton Shopping Center, que foi um marco da época no interior do Estado. No mesmo período, fundou sua primeira agência de comunicação, a Dimensão Propaganda &  Marketing.
A trajetória como apresentador de rádio em Sousa logo lhe rendeu convite para  atuar no maior grupo de Comunicação do Estado, o Correio da Paraíba, em João Pessoa, para substituir o jornalista Luiz Otávio, que falecera dois anos antes. Durante 12 anos, Ruy Dantas dividiu seu tempo entre o rádio, a TV e o jornal,  tornando-se uma das principais referências da comunicação no Estado. Ao lado de sua esposa, Alessandra Torres, ancorou o principal telejornal da afiliada da Record local. Em 2006, transformou a Dimensão Propaganda & Marketing na Sin Comunicação e traçou seu plano de negócios para, em 5 anos atender os maiores clientes dos segmentos de Transporte, Energia, Saúde, Educação, Shopping Center e Setor Público, tendo conquistado todos. Maior agência de publicidade do
estado da Paraíba, a Sin Comunicação é a única do Brasil a ganhar por duas vezes o  renomado prêmio internacional Caracol de Plata, em 2017 e em 2018, cujo objetivo é premiar organizações com ações voltadas para benefício social.
Em 2008, fundou a Ima Gestão de Imagem, fruto de sua habilidade e experiência em se relacionar com públicos estratégicos nas mais diversas áreas da comunicação corporativa e da forte atuação como gestor de crises de imagem e reputação, atendendo clientes em todo o País como conselheiro da alta gestão executiva de grandes empresas.
Afastou-se do jornalismo em 2013 para dedicar-se à expansão de seus negócios. Em abril de 2019, foi eleito presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade da Paraíba (Abap PB) para o biênio 2019/2021.

Josival pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), jornalista e advogado.

Atualmente, é Editor do Portal Correio e comentarista do programa Correio Debate (98,3 FM).

Profissionalmente, foi apresentador do programa Tambaú Debate e comentarista político da TV Tambaú; Editor de Política durante 9 anos e um dos apresentadores do programa Correio Debate entre 2002 e 2010; diretor de jornalismo e apresentador de programas nas rádios Alto Piranhas, Difusora Rádio Cajazeiras, Oeste da Paraíba e Jornal de Sousa.

No Sertão, foi ainda Editor do Jornal Gazeta do Alto Piranhas.

Fora da imprensa, foi Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020) e Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

É membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal).

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top