Além de Bolsonaro e Lula: país tem outros 11 pré-candidatos à Presidência da República; saiba quem são

A 5 meses das eleições presidenciais, o Brasil já conta com treze pré-candidatos à Presidência da República, mesmo num cenário em que apenas dois deles estejam polarizando as discussões e o debate público: o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).

A expectativa é que, com o avanço da campanha nas ruas e nas mídias, o eleitor pouco a pouco conheça o perfil de cada postulante. A campanha eleitoral nas redes e nas ruas estará liberada a partir do mês de agosto, quando esse cenário ficará mais cristalino para o eleitor, mas a quebra da polarização parece longe e incerta.

No último sábado (14), o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), anunciou a pré-candidatura do empresário Pablo Marçal à Presidência. É mais um que tenta furar a bolha, mas até aqui sem muita evidência. Ele nasceu em Goiânia, atua aplicando treinamentos e mentorias e apesar de estar em um partido de centro-esquerda, se recusa a utilizar esses rótulos.

Além dele, de Bolsonaro e de Lula, já se colocam na disputa os seguintes pré-candidatos: Ciro Gomes, João Dória, Simone Tebet, Andre Janones, Vera Lúcia, Pablo Marçal, Sofia Manzano, Eymael, Felipe D’Avila e Luciano Bivar. A visão ideológica e o que pensam a maioria deles é desconhecida pela maioria, que segue contagiada pelo acirramento eleitoral.

Embora seja difícil “enquadrar” esses nomes num espectro político brasileiro, graças à fluidez dos temas do debate público, o blog Agenda Política organizou, a seguir, um mapa com um panorama resumido dos pré-candidatos, seus respectivos partidos e a visão ideológica que eventualmente estejam atrelados.

Direita e/ou centro-direita

João Dória (PSDB)

Felipe D’avila (Novo)

José Maria Eymael (DC)

Luciano Bivar (União)

Jair Bolsonaro (PL)

Centro

Simone Tebet (MDB)

André Janones (Avante)

Pablo Marçal (PROS)

Esquerda 

Ciro Gomes (PDT)

Lula da Silva (PT)

Sofia Manzano (PCB)

Vera Lúcia (PSTU)

Leonardo Péricles (Unidade Popular)

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo – Por Gutemberg Cardoso 20 de julho de 2024 Adriano Galdino é um dos nomes para disputar o Governo do Estado com o apoio de João Azevêdo - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde

Está no Hype

Go to Top