Além de Bolsonaro e Lula: país tem outros 11 pré-candidatos à Presidência da República; saiba quem são

A 5 meses das eleições presidenciais, o Brasil já conta com treze pré-candidatos à Presidência da República, mesmo num cenário em que apenas dois deles estejam polarizando as discussões e o debate público: o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).

A expectativa é que, com o avanço da campanha nas ruas e nas mídias, o eleitor pouco a pouco conheça o perfil de cada postulante. A campanha eleitoral nas redes e nas ruas estará liberada a partir do mês de agosto, quando esse cenário ficará mais cristalino para o eleitor, mas a quebra da polarização parece longe e incerta.

No último sábado (14), o Partido Republicano da Ordem Social (PROS), anunciou a pré-candidatura do empresário Pablo Marçal à Presidência. É mais um que tenta furar a bolha, mas até aqui sem muita evidência. Ele nasceu em Goiânia, atua aplicando treinamentos e mentorias e apesar de estar em um partido de centro-esquerda, se recusa a utilizar esses rótulos.

Além dele, de Bolsonaro e de Lula, já se colocam na disputa os seguintes pré-candidatos: Ciro Gomes, João Dória, Simone Tebet, Andre Janones, Vera Lúcia, Pablo Marçal, Sofia Manzano, Eymael, Felipe D’Avila e Luciano Bivar. A visão ideológica e o que pensam a maioria deles é desconhecida pela maioria, que segue contagiada pelo acirramento eleitoral.

Embora seja difícil “enquadrar” esses nomes num espectro político brasileiro, graças à fluidez dos temas do debate público, o blog Agenda Política organizou, a seguir, um mapa com um panorama resumido dos pré-candidatos, seus respectivos partidos e a visão ideológica que eventualmente estejam atrelados.

Direita e/ou centro-direita

João Dória (PSDB)

Felipe D’avila (Novo)

José Maria Eymael (DC)

Luciano Bivar (União)

Jair Bolsonaro (PL)

Centro

Simone Tebet (MDB)

André Janones (Avante)

Pablo Marçal (PROS)

Esquerda 

Ciro Gomes (PDT)

Lula da Silva (PT)

Sofia Manzano (PCB)

Vera Lúcia (PSTU)

Leonardo Péricles (Unidade Popular)

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top