Banco Central começa os testes com o Real Digital, nova criptomoeda brasileira: VEJA VÍDEO

O Real Digital será a nova moeda para transações financeiras, gerida pelo Banco Central. A moeda digital faz parte da tecnologia conhecida como:  Central Bank Digital Currency (CBDC) ou Moeda Digital Emitida por Banco Central. Diferente das Criptomoedas, cuja administração não é centralizada, o real Digital será administrado e gerido pelo Banco Central. os primeiros testes da nova plataforma de pagamentos digitais começará esse ano.

O Banco Central lançou o LIFT Challenge Real, uma edição especial do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas de Desafio para discutir o Real Digital em novembro de 2022. COm o intuito de testes de viabilidade e segurança. A tecnologia do Real Digital será do tipo blockchain, que compartilha dados por meio de blocos criptografados e, assim, reduz o risco de violações e ataques cibernéticos.

O acesso á população será de forma indireta por meio de stablecoins (moeda virtual que tem valor estável) emitidos pelo banco ou outra instituição de pagamento autorizada pelo Banco Central.

Uma garantia do Real Digital é o Fundo Garantidor de Crédito, que vai assegurar que os valores seja pagos, em caso de quebra da instituição, o Fundo garantirá os pagamentos.

A ideia do Banco central é de que o Real Digital irá coexistir com as outras formas de pagamento digital e analógico como exemplo do PIX.

O Real Digital também permitirá que seja convertido em moeda física através de saques, pagamentos e transferências.

Outra inovação da Moeda digital Brasileira é a possibilidade de interação com a Internet das Coisas, como objetos inteligentes como carros, relógios e outras tecnologias que permitam o uso de moedas no sistema de pagamento ou transferência de fundos.

O Real Digital também poderá ser usado em todo o mundo sem a necessidade de conversão de moeda.

A diferença do Real Digital e as criptomoedas está na forma centralizada de administração. As criptomoedas tem uma gestão descentralizada, sem o controle de nenhuma instituição pública do setor financeiro, diferente do Real Digital que será administrado totalmente pelo Banco Central. Enquanto as criptomoedas são consideradas um passivo, o Real Digital é uma moeda com a possibilidade de se fazer qualquer tipo de transação financeira, como saque, transferência ou pagamentos.

Diferente do PIX que é uma transação eletrônica entre instituições financeiras, O Real Digital será a própria moeda circulando em ambiente digital. Para que a transação feita com Pix, se faz necessário o vínculo com uma instituição financeira. Diferente do Real Digital, onde a moeda eletrônica ficará em carteiras digitais (“wallets”) sem a necessidade de instituições financeiras.

Por ser emitido pelo Banco Central, o RD (Real Digital) é considerado um Passivo do Banco Central e não dos bancos. Com o RD qualquer usuário com acesso à internet poderá fazer transações sem precisar ser cliente de nenhum banco.

O BC trabalha também com a possibilidade de entidades privadas também terem permissão para emitir suas próprias moedas digitais lastreadas no Real Digital.

No dia 20 de outubro de 2022, o BC emitiu, ainda em caráter experimental, as primeiras unidades do Real Digital.

Na última segunda-feira (06)o BC começou a realizar os testes com o RD.

LEIA NA ÌNTEGRA O PROJETO DE IMPLANTAÇÂO DA MOEDA DIGITAL BRASILEIRA

VEJA O VÍDEO

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’ DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde 10 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder 7 de junho de 2024 DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino 6 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino

Está no Hype

Go to Top