Na noite deste domingo (08), o avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu de Natal, no Rio Grande do Norte, em direção a Roma, na Itália. O objetivo é esperar autorização para seguir viagem até Israel e resgatar os brasileiros que ainda estão no país após o ataque palestino. A aeronave tem capacidade para 230 passageiros e a FAB disponibilizou outros quatro aviões para a missão de resgate.
ENTENDA
No sábado (07), o grupo extremista Hamas lançou um ataque surpresa em Israel, considerado um dos maiores sofridos pelo país nos últimos anos. Milhares de foguetes foram lançados e vários terroristas entraram no território israelense pela Faixa de Gaza. O grupo terrorista Hamas afirmou que este foi o início de uma grande operação para retomada de território e já foram confirmadas mais de 500 mortes.
Desde sábado, ao menos três brasileiros, sendo duas mulheres e um homem, estão desaparecidos. Eles estavam em um festival de música eletrônica que fica a cerca de 20 quilômetros da região atingida por bombas.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, há cerca de 14 mil brasileiros que moram em Israel e 6 mil na Palestina, incluindo 30 na Faixa de Gaza. O governo brasileiro está preparando um plano para repatriar os cidadãos que estão atualmente nos territórios palestinos.
Para sair de Israel, os voos devem acontecer sempre no período da tarde para facilitar o transporte terrestre até os aeroportos.