Quase negra na pele
Candidato ao governo do Piauí faz comentário racista para jornalista em entrevista

Silvio Mendes (União Brasil), que concorre ao Governo do Piauí, fez um comentário racista para a jornalista Katya Dangeles, que é uma mulher negra, durante entrevista à TV Meio Norte, nesta quarta-feira (31). Ele disse que a profissional “era quase negra, na pele”, mas ainda “é uma pessoa inteligente”.

A assessoria de Mendes emitiu uma nota curta dizendo que ele admira a jornalista e que pediu desculpas após a sabatina. Katya optou por não se pronunciar.

O candidato, que tem apoio do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, fez o comentário ao responder uma pergunta sobre feminicídio e minorias. Ao que ele respondeu:

“Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”, declarou Silvio Mendes.

Nas redes sociais, o comentário racista repercutiu negativamente. Alguns apontaram como o candidato faltou com o respeito com a profissional. “Absurdo!”, escreveu um.

Qual a diferença entre racismo e injúria racial?

O crime de injúria racial está previsto no artigo 140, 3º parágrafo do Código Penal e prevê de 1 a 3 anos de reclusão, além de multa. Segundo o regulamento, injuriar corresponde a ofender alguém por conta de sua cor, etnia, religião, origem ou raça.

Já o racismo, previsto na Lei 7.716/1989, acontece quando um indivíduo agride uma pessoa ou coletivo, discriminando-os por conta de sua etnia. Sendo assim, o racismo dirige-se a um grupo completo de pessoas e englobam infrações mais amplas. Como exemplos pode-se citar o impedimento ao acesso às entradas sociais em edifícios, negar ou impedir que o indivíduo em questão consiga emprego etc.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>Quase negra na pele</h6>DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputadosQuase negra na peleCandidato ao governo do Piauí faz comentário racista para jornalista em entrevista" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados <h6>Quase negra na pele</h6>DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?!Quase negra na peleCandidato ao governo do Piauí faz comentário racista para jornalista em entrevista" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! <h6>Quase negra na pele</h6>NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João PessoaQuase negra na peleCandidato ao governo do Piauí faz comentário racista para jornalista em entrevista" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa <h6>Quase negra na pele</h6>DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026Quase negra na peleCandidato ao governo do Piauí faz comentário racista para jornalista em entrevista" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 <h6>Quase negra na pele</h6>DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% Quase negra na peleCandidato ao governo do Piauí faz comentário racista para jornalista em entrevista" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top