Carnaval 2022: Gaviões da Fiel vai tratar da luta contra preconceitos, e cabelereiro interpretará Bolsonaro gay em desfile

Segunda escola a desfilar no Anhembi, neste sábado (22), a Gaviões da Fiel vai tratar da luta contra o racismo, o fascismo e as opressões na sua apresentação, e entre os destaques que vinham sendo guardados em segredo pelo carnavalesco Paulo Barros está uma sátira ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ele será interpretado pelo carioca radicado em Londres Neandro Ferreira, 55, e faz parte da ala Governantes e Generais. “Vou vir como um Bolsonaro bem gay, bichíssima, dando muita pinta”, conta ao F5 o hair designer (um degrau acima do bom e velho cabeleireiro). Neandro promete ir além: vai levantar, em plena avenida, “e mais de uma vez” uma plaquinha com os dizeres “Fora Bolsonaro”.

O samba tem Marcelo Adnet entre os compositores, e sua letra cita episódios recentes de racismo e outras violações dos direitos humanos. Traz também referências a nomes importantes para os movimentos sociais, como o ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, e o Cacique Raoni, líder indígena pioneiro na luta pela preservação da Amazônia.

Adnet, considerado um dos melhores imitadores do presidente no país, foi o compositor do samba-protesto “O Conto do Vigário”, que a escola carioca São Clemente desfilou na Sapucaí em 2020, quando também interpretou Bolsonaro no alto de um carro. Ele chegou a fazer desajeitadas flexões e bater continência, atos e gestos frequentes no repertório presidencial.

Na versão que a Gaviões mostrará em seu desfile, o político estará acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, interpretada pela cabeleireira Gisele Porto, de Brasilândia (zona norte de São Paulo). “Ela vai ser muito bem tratada, reverenciada e cortejada pelo presidente que vou interpretar”, diz Neandro.

O papel do carioca no desfile é coerente com o que foi apresentado pela escola ao anunciar a sinopse do enredo “Basta!”. A Gaviões prometeu promover “um levante com ímpeto subversivo” e antifascista no sambódromo.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top