Conglomerados políticos se reúnem em torno das candidaturas de Aguinaldo e João Azevêdo

A última semana de janela partidária tem sido intensa nos bastidores da política paraibana. Reuniões entre os principais atores políticos do Estado têm acontecido e têm gerado resultados surpreendentes no cenário local. A tomar por exemplo basta lembrar da articulação protagonizada pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) que resultou na ida de sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro ao PSD, para comandar o partido na Paraíba, tirando, por consequência, o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, da liderança estadual da legenda.

E o clã Ribeiro não parou por aí. Informações chegadas à redação do Polêmica Paraíba dão conta que os irmãos se reuniram com outras lideranças para tratar de diversos temas. Estiveram presentes, por exemplo, o deputado estadual Eduardo Carneiro (Solidariedade), o vereador e presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), o vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (PP), que é filho de Daniella e sobrinho de Aguinaldo e também o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PP). O encontro foi iniciado na noite dessa terça-feira (29), durou horas e terminou apenas pela madrugada desta quarta.

Em pauta, a análise do cenário político local após as articulações protagonizadas, principalmente por Aguinaldo, que resultaram em pelo menos quatro novos partidos no seu arco de alianças, o fortalecimento da sua pré-candidatura ao Senado Federal, muito provavelmente ao lado do governador João Azevêdo (PSB), e a cobrança que todos os figurantes no arco de alianças do governador João Azevêdo apoiem a sua pré-candidatura, em detrimento da pré-candidatura ao Senado de Efraim Filho (União Brasil), que até a semana passada, disputava nos bastidores a posição de candidato ao senado na chapa de reeleição do governador com Aguinaldo

Ainda, ficou deliberado nessa reunião que o evento de filiação coletiva ao Progressistas que acontece nesta quinta-feira (31) em João Pessoa, que terá a presença do presidente nacional da Legenda e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), não terá o lançamento oficial da pré-candidatura de Aguinaldo ao Senado.

Granja Santana

Já o governador João Azevêdo está reunido com integrantes do partido Republicanos, na manhã desta quarta-feira (30), na Granja Santana, para deliberar também acerca dos últimos acontecimentos na política paraibana. Entre os presentes, o deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, o recém filiado à legenda, deputado federal Wilson Santiago, e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, junto com seu irmão Murilo Galdino.

Entre as pautas, o principal mote do encontro é o alinhamento com a candidatura de Azevêdo, com uma negociação pela retirada do apoio do Republicanos à pré-candidatura de Efraim Filho ao Senado. O partido já disse anteriormente que iria com João e Efraim, na época que Efraim e Aguinaldo disputavam o posto na chapa majoritária do governador. Agora com o rompimento de Efraim e a iminente confirmação de Aguinaldo na chapa, a cúpula do governador tenta retirar o apoio a Efraim de sua base aliada.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã 17 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 14 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação 13 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’

Está no Hype

Go to Top