CPI de atos antidemocráticos consegue assinaturas necessárias

CPI de iniciativa da Soraya Thronicke quer investigar atoa terroristas realizado por bolsonaristas neste domingo

Um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da senadora Soraya Thronicke (União-MS) para investigar os atos terroristas e antidemocráticos já possui as assinaturas necessárias para instalação. A informação foi passada pela assessoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), nesta segunda-feira (9/1).

Até o momento 31 senadores assinaram o pedido de CPI, sendo o 27 o mínimo necessário para abertura de CPI, que ainda não foi protocolada.

Thronicke já pode protocolar o pedido de CPI, mas a comissão duraria até o dia 31 de janeiro, pois comissões parlamentares de Inquérito não podem transpassar de uma Legislatura para outra. Caso seja protocolada, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), determinar a abertura da comissão. Resta saber se os senadores vão abrir uma CPI agora e já deixar outra lista engatilhada para a partir de 1° de fevereiro ou vão aguardar a chegada dos novos senadores.

Dos 31 signatários, cinco vão ficar sem mandato a partir do dia 1° de fevereiro. Essas assinaturas, portanto, deixam de valer, deixando a lista da CPI com 26 assinaturas, uma a menos do mínimo necessário.

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que participou de uma reunião de senadores comandada pelo presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), disse que acredita que os senadores que terão mandato a partir de 1° de fevereiro, vão ter sensibilidade para apoiar a CPI. Os senadores estão reunidos para votar o decreto de intervenção assinado por Lula no domingo.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias 16 de maio de 2024 DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados 9 de maio de 2024 DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação 8 de maio de 2024 DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação

Está no Hype

Go to Top