Defesa de Ibaneis pede que STF revogue afastamento

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afastado por Alexandre de Moraes, apresentou uma ação ao Supremo Tribunal Federal (STF), na qual pede que a Corte revogue a decisão que o afastou do cargo.

A defesa do governador se baseia na soltura do então comandante da Polícia Militar do DF, o coronel Fábio Augusto Vieira. Os advogados de Ibaneis argumentam que o progresso nas investigações mostra que o governador não “participou, omissiva ou comissivamente, para o ocorrido e de que não há qualquer risco à ordem pública no seu retorno ao cargo.”

“Está claro que houve, por parte de membros das forças de segurança pública – estaduais e federais–, deliberado descumprimento das ordens de seus superiores e intencional sabotagem das medidas previstas no Protocolo de Ações Integradas. Foi isso que proporcionou o caos visto dia 8 de janeiro no Distrito Federal”, argumenta a defesa.

Segundo os advogados, Ibaneis atuou concretamente, antes do dia dos fatos, para desmobilizar os acampamentos que se encontravam na frente dos quartéis.

“No dia dos fatos, pautou a sua conduta nos informes recebidos dos subordinados com atribuição específica sobre a segurança pública e tão logo tomou conhecimento que atos criminosos estavam ocorrendo na Praça dos Três Poderes, adotou medidas enérgicas para conter o vandalismo e prender os responsáveis”, contou a defesa.

Ainda por cima, os advogados contam que Ibaneis fez tudo que estava dentro do seu alcance. “Sabendo da existência do plano de segurança elaborado em reunião interinstitucional, o governador tinha a convicção de que os seus subordinados, encarregados da segurança pública, desempenhariam bem, como em tantas outras oportunidades, a função que lhes tocava e que, por isso, não seria necessária nenhuma intervenção extraordinária sua no assunto. Afinal, havia especialistas lidando diretamente com a questão”, afirmou o pedido.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG

Está no Hype

Go to Top