ELEIÇÕES EM PIANCÓ: Oposição divulga nome para disputa, prefeito escolhe seu sucessor e PT tenta lançar candidatura como terceira via; CONFIRA QUEM SÃO

A disputa municipal na cidade de Piancó, no Sertão Paraibano, já tem os seus postulantes ao cargo de prefeito. O grupo do atual gestor, Daniel Galdino (Progressista),  já indicou o nome do sucessor à cadeira do Executivo no pleito vindouro: o secretário de Finanças, Júlio Eduardo. A articulação foi feita pela ex-prefeita Flávia Galdino, mãe do chefe do Executivo Municipal.

Em fevereiro deste ano, uma reunião entre ela, o presidente da Câmara, Edgar Valdevino, e outros quatro ex-presidentes do legislativo piancoense selou o apoio a Júlio.

O secretário está à frente da pasta desde janeiro de 2017, quando Galdino assumiu a Prefeitura. Ele já era sondado pelo grupo de situação devido aos serviços prestados ao município.

Ao seu lado, ele terá o apoio do Governador João Azevêdo e de uma coligação formada por 12 (doze) siglas. A Coligação, que será oficializada entre 20 de julho e 5 de agosto, quando será permitida a realização de convenções partidárias, deverá ter em suas fileiras o PSB, PP, PSD, PL, AVANTE, PV, PRTB, PATRIOTA, PROS, SOLIDARIEDADE, MDB e PSDB.

O nome do vice deverá ser indicado pelo presidente do PSB em Piancó, ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas. Segundo informações de bastidores, um dos seus filhos, os advogados Edvaldo Júnior ou Marco Leite, será o nome escolhido para compor a chapa.

Como está a oposição

Pelo grupo de oposição, o principal nome escolhido é o de Priscila Almeida (Republicanos). Ela é uma das lideranças políticas mais expressivas de Piancó, tendo sido a vereadora mais votada nas eleições de 2020, com 865 votos.

A ex-vereadora tem o apoio de vários partidos e lideranças políticas da região, que veem nela uma candidata forte e preparada para enfrentar os desafios da gestão pública.

O líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, Pedro de Zé Luzia, garantiu que Priscila Almeida representa a renovação política para Piancó. Ele também criticou o nome escolhido pelo grupo da situação, Júlio Eduardo, o atual o secretário de finanças e acusou a família Galdino de tentar manter o “controle” da cidade.

Ao lado de Priscila, estará os deputados Hugo Motta, Branco Mendes e Taciano Diniz, o senador Veneziano Vital do Rêgo e o ex-prefeito, Sales Lima (União Brasil), que rompeu politicamente com o prefeito Daniel Galdino.

Na condição de vice de sua chapa, alguns nomes já são especulados, entre eles o vereador Souzinha, o empresário Ivanildo Avelino e o agropecuarista e professor aposentado, Antônio Dantas.

Candidatura do PT

Por último, temos o nome de Pádua Leite, ex-vereador da cidade e que já foi candidato a deputado estadual em 2010, e prefeito de Piancó em 2004, todas as disputas foram pelo PT.

Apesar de ser cotado para ser o vice de Priscila Almeida, Pádua já deixou claro que não desiste de sua pretensão à prefeitura nestas eleições de 2024.

Segundo ele, o PT terá candidatura própria em Piancó, com chapa completa para a majoritária e proporcional. Além disso, o projeto da chapa petista em Piancó faz parte do projeto do PT de ter protagonismo eleitoral nos municípios paraibanos, seja no litoral ou no interior do Estado.

Em tese, a disputa pela prefeitura de Piancó promete ser disputada e definida nos detalhes. Priscila Almeida, Júlio Eduardo e Pádua Leite devem oficializar as suas candidaturas nos próximos meses, quando também devem ser definidos os seus respectivos vices e coligações.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’ DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde 10 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder 7 de junho de 2024 DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino 6 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino

Está no Hype

Go to Top