A disputa municipal na cidade de Piancó, no Sertão Paraibano, já tem os seus postulantes ao cargo de prefeito. O grupo do atual gestor, Daniel Galdino (Progressista), já indicou o nome do sucessor à cadeira do Executivo no pleito vindouro: o secretário de Finanças, Júlio Eduardo. A articulação foi feita pela ex-prefeita Flávia Galdino, mãe do chefe do Executivo Municipal.
Em fevereiro deste ano, uma reunião entre ela, o presidente da Câmara, Edgar Valdevino, e outros quatro ex-presidentes do legislativo piancoense selou o apoio a Júlio.
O secretário está à frente da pasta desde janeiro de 2017, quando Galdino assumiu a Prefeitura. Ele já era sondado pelo grupo de situação devido aos serviços prestados ao município.
Ao seu lado, ele terá o apoio do Governador João Azevêdo e de uma coligação formada por 12 (doze) siglas. A Coligação, que será oficializada entre 20 de julho e 5 de agosto, quando será permitida a realização de convenções partidárias, deverá ter em suas fileiras o PSB, PP, PSD, PL, AVANTE, PV, PRTB, PATRIOTA, PROS, SOLIDARIEDADE, MDB e PSDB.
O nome do vice deverá ser indicado pelo presidente do PSB em Piancó, ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas. Segundo informações de bastidores, um dos seus filhos, os advogados Edvaldo Júnior ou Marco Leite, será o nome escolhido para compor a chapa.
Como está a oposição
Pelo grupo de oposição, o principal nome escolhido é o de Priscila Almeida (Republicanos). Ela é uma das lideranças políticas mais expressivas de Piancó, tendo sido a vereadora mais votada nas eleições de 2020, com 865 votos.
A ex-vereadora tem o apoio de vários partidos e lideranças políticas da região, que veem nela uma candidata forte e preparada para enfrentar os desafios da gestão pública.
O líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, Pedro de Zé Luzia, garantiu que Priscila Almeida representa a renovação política para Piancó. Ele também criticou o nome escolhido pelo grupo da situação, Júlio Eduardo, o atual o secretário de finanças e acusou a família Galdino de tentar manter o “controle” da cidade.
Ao lado de Priscila, estará os deputados Hugo Motta, Branco Mendes e Taciano Diniz, o senador Veneziano Vital do Rêgo e o ex-prefeito, Sales Lima (União Brasil), que rompeu politicamente com o prefeito Daniel Galdino.
Na condição de vice de sua chapa, alguns nomes já são especulados, entre eles o vereador Souzinha, o empresário Ivanildo Avelino e o agropecuarista e professor aposentado, Antônio Dantas.
Candidatura do PT
Por último, temos o nome de Pádua Leite, ex-vereador da cidade e que já foi candidato a deputado estadual em 2010, e prefeito de Piancó em 2004, todas as disputas foram pelo PT.
Apesar de ser cotado para ser o vice de Priscila Almeida, Pádua já deixou claro que não desiste de sua pretensão à prefeitura nestas eleições de 2024.
Segundo ele, o PT terá candidatura própria em Piancó, com chapa completa para a majoritária e proporcional. Além disso, o projeto da chapa petista em Piancó faz parte do projeto do PT de ter protagonismo eleitoral nos municípios paraibanos, seja no litoral ou no interior do Estado.
Em tese, a disputa pela prefeitura de Piancó promete ser disputada e definida nos detalhes. Priscila Almeida, Júlio Eduardo e Pádua Leite devem oficializar as suas candidaturas nos próximos meses, quando também devem ser definidos os seus respectivos vices e coligações.