ELEIÇÕES: Paraíba tem 98 prefeitos não aptos à reeleição em 2024

Um levantamento realizado pelo Blog do Gutemberg Cardoso apontou que dos 223 prefeitos paraibanos, prestes a encerrar os mandatos em dezembro do próximo ano, 98 não estão aptos a uma possível disputa à reeleição (renovação do mandato nas eleições seguintes). O número representa 43,9% dos gestores municipais no Estado. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba.

Como critério, o levantamento tomou como base, os gestores que estão encerrando o segundo mandato e, por conta disto, não poderão se reeleger.

Entre os nomes de destaque, estão Luciene Gomes (PSD), de Bayeux, Emerson Panta (PP), de Santa Rita, Vitor Hugo (DEM), de Cabedelo, Fábio Tyrone Braga (Cidadania), de Sousa, e Marcus Diôgo (PSDB), de Guarabira.

Segundo os dados, na Paraíba, cerca de 125 prefeitos no exercício atual (56,1%) só foram eleitos uma vez e, portanto, podem participar da disputa pela prefeitura no segundo semestre de 2024. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determina que a reeleição é permitida apenas uma vez no caso de prefeitos, governadores e presidente da República.

Quando são avaliados os números de mulheres e homens nas prefeituras paraibanas, o levantamento aponta que, dos 223 municípios, 184 (82,5%) são do sexo masculino e apenas 39 (17,5%) do sexo feminino.

No que diz respeito aos partidos políticos de todos os atuais prefeitos da Paraíba, a maior bancada estadual é o do Cidadania, com 40 gestores, seguido do PSDB, com 27, do DEM com 25, e do PL, com 23. Estes são partidos tidos como tradicionais, na Paraíba.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top