‘Fake news porca, nojenta’, desabafa neta de idosa que teve imagem associada à falsa morte em ginásio de golpistas presos

Informação de suposto óbito foi desmentida pela Polícia Federal nesta terça-feira (10). Foto compartilhada por bolsonaristas é de banco de imagens de fotógrafo de Campinas (SP).

Uma neta da idosa que está sendo associada por bolsonaristas golpistas em uma falsa notícia de morte no ginásio da Polícia Federal (PF), em Brasília, desabafou nesta terça-feira (10) nas redes sociais sobre o uso indevido da foto da avó.

A informação do suposto óbito, que teria acontecido onde cerca de 1,2 mil pessoas foram levadas após os ataques cometidos nas sedes dos Três Poderes, no domingo (8), espalhou-se pelas redes sociais e já foi desmentida pela PF – veja abaixo detalhes.

A foto usada no boato foi retirada de um banco de imagens gratuito do fotógrafo Edu Carvalho, de Campinas (SP). Segundo Edu, a imagem retrata Deolinda Tempesta Ferracini, avó da esposa dele e que morreu em novembro de 2022, devido a um acidente vascular cerebral (AVC).

Em vídeos postados nesta terça, a neta da idosa, Juliana Cuchi Oliveira, explicou a situação e pediu para as pessoas denunciarem as publicações falsas.

“Estão pegando a foto da minha avó e falando que ela morreu em um campo de concentração, coisas de política. […] Por favor, se vocês verem, apenas denuncie. Estou muito chateada, muito mesmo. O banco de imagens da foto da minha avó não dá direito ao uso indevido. Já lutamos uma vez contra isso. […] Agora de novo, em uma fake news porca, nojenta.”

Juliana destacou, ainda, que, nesta terça-feira, completam três meses da morte da avó.

“Estou denunciando tudo que estou vendo. Obrigado pela ajuda. Hoje faz três meses que ela morreu, e isso é muito triste.”

Deputada espalhou boato

 

O boato foi repercutido pela deputada federal Bia Kicis (PL-DF), em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, na noite de segunda (9). A parlamentar chegou a dizer que o caso tinha sido confirmado pela Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF), mas depois disse que cometeu um “equívoco”.

Na tribuna da Câmara, Bia Kicis disse: “acabo de receber uma notícia de que uma senhora veio a óbito hoje nas dependências da Polícia Federal. Não foi nas dependências da PM, não. Falo de uma senhora a quem foi negado comida e água e que, depois de horas, e horas, e horas a fio sendo destratada e descuidada, veio a falecer”.

Em seguida, já fora da tribuna, Kicis interrompeu a sessão para dizer que a informação do suposto óbito tinha sido confirmada pela OAB-DF.

“É só para falar que a OAB acabou de confirmar o falecimento da senhora que estava lá sob a custódia da Polícia Federal. Só queria confirmar porque eu disse que não tinha certeza. Era só para confirmar essa informação muito triste”, disse.

Já na madrugada desta terça (10), Bia Kicis publicou em uma rede social que o presidente da OAB-DF negou qualquer confirmação sobre óbito entre os detidos. A deputada pediu “desculpas pelo equívoco”.

PF desmente informação

 

Em nota, a Polícia Federal informou que é falsa a informação da morte da idosa nas dependências da instituição.

“A Polícia Federal informa que é falsa a informação de que uma mulher idosa teria morrido na data de hoje (9/1) nas dependências da Academia Nacional de Polícia”, diz a nota.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias 16 de maio de 2024 DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados 9 de maio de 2024 DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação 8 de maio de 2024 DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação

Está no Hype

Go to Top