FOGO NO SERTÃO: incêndio de grandes porporções consome reserva ambiental no interior do estado: CONFIRA

Um incêndio de grandes proporções está ocorrendo desde segunda-feira (25) em uma área de reserva no Sertão da Paraíba. O fogo se espalha em torno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina, que fica entre os municípios de Aguiar, Carrapateira, Nazarezinho e São José da Lagoa Tapada. Até esta sexta-feira (29), mais de 80 bombeiros estão trabalhando para tentar controlar as chamas.

O comandante regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Saulo Alves, disse que o incêndio não está controlado e não há previsão para o término das operações. Ele explicou que as condições climáticas nesta época do ano favorecem os incêndios na região, com altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes.

O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), está trabalhando em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar e a Prefeitura Municipal de Nazarezinho para combater um incêndio que está afetando a região do entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina.

O entorno do Parque Estadual da Serra da Santa Catarina é de difícil acesso, o que torna o trabalho dos bombeiros ainda mais difícil. Os militares só conseguem chegar ao local com equipamentos de combate de fácil transporte, como mochilas anti-incêndio e abafadores.

Desde segunda-feira (25), a equipe da Semas tem trabalhado em parceria com o Corpo de Bombeiros para extinguir as chamas que se espalharam rapidamente pela região da zona de amortecimento do parque. A secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, afirmou que todo o efetivo da secretaria está acompanhando a situação e que mais 80 integrantes do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar estão colaborando no combate ao fogo nesta sexta-feira (29).

O incêndio pode ter sido causado pela ação humana, mas as condições climáticas também contribuem para esse tipo de ocorrência. O comandante regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Saulo Alves Laurentino, afirmou que todos os recursos possíveis estão sendo disponibilizados para combater a expansão do fogo. Apesar do incêndio ser de grande proporção, nenhuma das comunidades que moram em torno do Parque foi afetada e não houve vítimas.

O gerente Operacional de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ocelyo Figueredo, está na região desde o início da semana e afirmou que a maior dificuldade enfrentada pela equipe é o acesso à região onde o incêndio está ocorrendo. O acesso utilizando veículos é impossível e a equipe teve que caminhar até o local.

“Ficamos muito preocupados com o Parque e com a zona de amortecimento quando recebemos a notícia. Estamos agindo de maneira rápida para evitar que o fogo chegue até o Parque e por isso, prontamente enviamos nossa equipe para acompanhar com o Corpo de Bombeiros toda a situação. Sabemos que esse incêndio pode ter acontecido, devido a ação humana, como também compreendemos que as condições climáticas contribuem para esse tipo de ocorrência”.

As equipes que estarão atuando nesta ação se encontrarão no 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado no município de Sousa, às 8 horas desta sexta-feira (29).

Incêndios na Caaatinga – De acordo com o dadosfornecidos pelo 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, entre os meses de agosto e novembro as ocorrências de incêndios florestais são intensificadas e os levantamentos realizados nos meses de agosto e setembro, já apontam índices elevados para os números de atendimentos, com mais de 70% de aumento. Ressaltando que os meses de pico nos últimos anos têm sido em setembro e outubro, com quase metade das ações demandas.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Importante partido pode estar mudando de lado na sucessão de JP – Por Gutemberg Cardoso 23 de junho de 2024 Importante partido pode estar mudando de lado na sucessão de JP - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Ruy pode ter um ex-deputado federal como vice; o publicitário Anderson Pires, que fez várias campanhas do PT, mudou de lado; e Queiroga quase foi candidato no RJ 21 de junho de 2024 DESTAQUES: Ruy pode ter um ex-deputado federal como vice; o publicitário Anderson Pires, que fez várias campanhas do PT, mudou de lado; e Queiroga quase foi candidato no RJ DESTAQUES: PT já tem o resultado da pesquisa feita entre Cida e Cartaxo; Operação Renita vai chegar nos políticos; e Arthur Lira vem participar do São João de Patos 20 de junho de 2024 DESTAQUES: PT já tem o resultado da pesquisa feita entre Cida e Cartaxo; Operação Renita vai chegar nos políticos; e Arthur Lira vem participar do São João de Patos DESTAQUES: Advogados de Chico Mendes garantem que ele será candidato; Prefeito de Patos comemora divisão da oposição; e PT já planejava apoiar Jhony Bezerra 19 de junho de 2024 DESTAQUES: Advogados de Chico Mendes garantem que ele será candidato; Prefeito de Patos comemora divisão da oposição; e PT já planejava apoiar Jhony Bezerra GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades do Brejo paraibano 23 de junho de 2024 GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades do Brejo paraibano

Está no Hype

Go to Top