Governo Lula: nomes de ministros podem ser anunciados ainda esta semana

Foto: Isaac Fontana/Shutterstock

Uma das principais expectativas em relação à chegada do presidente eleito a Brasília este domingo diz respeito ao anúncio dos primeiros nomes para os ministérios do futuro governo.

Entre os nomes cotados estão Simone Tebet (MDB), senadora, para o Desenvolvimento Social;  Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, para o Ministério da Fazenda;  Marina Silva (Rede), ex-ministra do Meio Ambiente e deputada eleita, para o Meio Ambiente; Rui Costa (PT), governador da Bahia, para a Casa Civil.

Lula, que desembarcou ontem em Brasília, cumprirá uma agenda cheia de compromissos ao longo da semana. O mais urgente deles é a negociação para que o teto de gastos seja ampliado em R$ 150 bilhões no ano que vem, além de mais R$ 25 bilhões fora do teto de gastos.

A urgência na negociação da PEC se dá porque a partir da segunda quinzena de dezembro, o congresso entrará em recesso. A grande expectativa é que a PEC da Transição seja aprovada até dia 10 para ser incorporada no orçamento de 2023, que deve ser votado até o dia 16.

A estratégia da equipe de Lula é aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição e aumentar o teto dos gastos públicos para 19% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top