Grupo jurídico estuda ação contra viagem de Bolsonaro para os EUA

Bolsonaro deve se deslocar em avião da FAB à Flórida até a próxima sexta-feira (30)

O grupo jurídico Prerrogativas estuda entrar com uma ação civil pública no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao exterior no final de seu mandato.

Bolsonaro deve se deslocar em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) à Flórida até a próxima sexta-feira (30), para não passar a faixa presidencial a seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ideia é que ele tire uma espécie de “sabático” de alguns meses no estado americano.

Na visão do grupo, formado por advogados e profissionais de Direito progressistas, a “fuga” do presidente não pode ser custeada com recursos públicos.

“No nosso entender há uma proibição jurídica de que o Estado seja utilizado para interesse pessoal do presidente, não para uma atividade inerente à função dele. Você não pode usar recursos públicos para promover o que essencialmente é uma fuga”, diz o coordenador do grupo, Marco Aurélio Carvalho.

“É mais uma atitude criminosa de um presidente que cometeu diversas ao longo do mandato”, afirma.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Importante partido pode estar mudando de lado na sucessão de JP – Por Gutemberg Cardoso 23 de junho de 2024 Importante partido pode estar mudando de lado na sucessão de JP - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Ruy pode ter um ex-deputado federal como vice; o publicitário Anderson Pires, que fez várias campanhas do PT, mudou de lado; e Queiroga quase foi candidato no RJ 21 de junho de 2024 DESTAQUES: Ruy pode ter um ex-deputado federal como vice; o publicitário Anderson Pires, que fez várias campanhas do PT, mudou de lado; e Queiroga quase foi candidato no RJ DESTAQUES: PT já tem o resultado da pesquisa feita entre Cida e Cartaxo; Operação Renita vai chegar nos políticos; e Arthur Lira vem participar do São João de Patos 20 de junho de 2024 DESTAQUES: PT já tem o resultado da pesquisa feita entre Cida e Cartaxo; Operação Renita vai chegar nos políticos; e Arthur Lira vem participar do São João de Patos DESTAQUES: Advogados de Chico Mendes garantem que ele será candidato; Prefeito de Patos comemora divisão da oposição; e PT já planejava apoiar Jhony Bezerra 19 de junho de 2024 DESTAQUES: Advogados de Chico Mendes garantem que ele será candidato; Prefeito de Patos comemora divisão da oposição; e PT já planejava apoiar Jhony Bezerra GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades do Brejo paraibano 23 de junho de 2024 GRANDES FAVORITOS: Blog aponta quem lidera a corrida eleitoral nas cidades do Brejo paraibano

Está no Hype

Go to Top