GUARDIÕES DAS URNAS: conheça as autoridades da Justiça Eleitoral responsáveis pelas eleições na Paraíba

Neste domingo (30) acontece o segundo turno das eleições 2022. Os candidatos que disputam a eleição são protagonistas durante o período de campanha, mas para ter todas as etapas do processo eleitoral organizadas, os ‘hérois’ da justiça eleitoral trabalham a todo vapor.  Neste domingo vamos conhecer algumas autoridades  responsáveis pelas eleições na Paraíba.

Composta pelo pelo TSE, pelos TREs, pelos juízes e pelas juntas eleitorais, a Justiça Eleitoral é responsável por todas as etapas do processo eleitoral brasileiro, desde o alistamento dos eleitores até a diplomação dos candidatos eleitos. O principal objetivo da Justiça Eleitoral é o gerenciamento do processo eleitoral, através de diretrizes claras e firmes, evitando vícios, abusos e fraudes.

Desembargador Leandro dos Santos – Presidente do TRE-PB

Atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), empossado em 09 de março de 2022. Ingressou na Magistratura em junho de 1988, após aprovação em concurso, obtendo a primeira colocação. Assumiu o cargo de juiz de Direito na comarca de Brejo do Cruz. De lá foi promovido para a comarca de Patos, sendo em seguida, removido para o juizado substituto de 3ª Entrância, em Campina Grande. Em setembro de 1998 chegou à comarca da Capital. Foi empossado desembargador em outubro de 2012 por merecimento. O desembargador Leandro dos Santos leciona Direito Civil no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e na Escola Superior da Magistratura da Paraíba (ESMA) os módulos sobre Juizados Especiais Cíveis e Direito do Consumidor Aplicado. É também escritor tendo publicado o livro “Asfora: Uma Morte, Uma Polêmica” em 2021.

Renata da Câmara Belmont – Juíza da Propaganda Eleitoral de Rua

juiza renata da camara pires belmontl 14 12 10  16 - GUARDIÕES DAS URNAS: conheça as autoridades da Justiça Eleitoral responsáveis pelas eleições na Paraíba

Natural de João Pessoa, ela ‘estreou’ na magistratura em 1998, como juíza da Comarca de Alagoinha. Dois anos depois, assumiu a titularidade em Sapé. Passou mais três anos em Campina Grande, de 2002 a 2005, quando finalmente retornou à capital paraibana para assumir a 8ª Vara Cível de João Pessoa. Como juíza substituta, também passou pelas comarcas de Rio Tinto, Guarabira e Mari.

Acácia Soares Peixoto Suassuna – Procuradora Regional Eleitoral

acacia 2 e1633125356905 300x240 - GUARDIÕES DAS URNAS: conheça as autoridades da Justiça Eleitoral responsáveis pelas eleições na Paraíba

Foi a primeira mulher a ocupar o posto de Procuradora Regional Eleitoral da Paraíba, assumiu em 04 de outubro de 2021. Acácia, é Procuradora da República no Município de Campina Grande/PB, tendo ingressado no Ministério Público Federal, em 10 de fevereiro de 2003, sendo lotada inicialmente em Goiânia/GO, após aprovação no 19º Concurso Público para o cargo de Procurador da República.  Antes, foi Promotora de Justiça do Estado da Paraíba, totalizando uma carreira de 19 anos de Ministério Público. Com Pós-Graduação em Processo lato sensu pela Escola de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), também exerceu atividade de magistério, tendo lecionando a disciplina Direito Constitucional na Escola de Magistratura do Estado da Paraíba (ESMA) e em cursinhos para concursos públicos. No Ministério Público Federal, atuou em várias Operações, tendo recebido em 2019 Comenda e Certificado da Controladoria Geral da União pelos relevantes trabalhos de combate à corrupção, realizados no país. Além das atividades inerentes ao cargo, coordena a Relatoria Especial para fiscalizar a efetiva implementação da Lei nº 12.732/2012 (“Lei dos 60 dias”), e atuou como representante da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) do Ministério Público Federal no Estado da Paraíba.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã 17 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 14 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação 13 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’

Está no Hype

Go to Top