GUERRA NA UCRÂNIA: Lula pede união de países para negociar fim do conflito, que faz um ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nas redes sociais sobre a guerra na Ucrânia, que fez um ano nesta sexta-feira (24). Na ocasião, o chefe do executivo pediu que países negociem o fim do conflito.

“No momento em que a humanidade, com tantos desafios, precisa de paz, completa-se um ano da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. É urgente que um grupo de países, não envolvidos no conflito, assuma a responsabilidade de encaminhar uma negociação para restabelecer a paz”, disse Lula, em seu perfil no Twitter.

Na quinta-feira (23), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, em entrevista a Tass, agência estatal russa, revelou que Moscou analisa uma proposta de paz feita por Lula.

“Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, a fim de encontrar caminhos políticos para evitar a escalada [da guerra] na Ucrânia”, comentou Galuzin.

Também na quinta, a Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução que condena a guerra e pede que as tropas russas sejam retiradas de solo ucraniano. Foram 141 votos a favor, incluindo o do Brasil, contra 7 contrários e 33 abstenções. A Rússia votou contra, enquanto países como China, Índia e Irã se abstiveram.

Antes da votação, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, comentou o empenho do Brasil na construção de um acordo de paz entre os dois países.

“Eu acho que é um passo importante, a primeira resolução sobre o sistema em que há uma contribuição, um fato tão importante como instar a partes a cessar as hostilidades e criar um espaço para negociação de um processo de paz”, disse.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG

Está no Hype

Go to Top