A ex-senadora Heloísa Helena, porta-voz da Rede Sustentabilidade, disse, na manhã desta quinta-feira (17), ao UOL Entrevista, que não há força humana que vai a obrigar a apoiar lula ou qualquer outro. “Eu respeito profundamente quem pensa diferente. Quero apoiar o Ciro e outros querem apoiar o Lula. Eu estou entre aqueles, simples mortais, que querem ter a oportunidade, diante de fazer a sua escolha de nome, escolher um projeto com qual mais se identifica”.
Ao ser perguntada por Kennedy Alencar, colunista do UOL, qual é a área majoritária na Rede que é pró Lula e pró Ciro, Heloísa respondeu que “têm regiões onde a posição majoritária é realmente pró Lula, e têm outras regiões que gostariam de votar no Ciro, ou em outra candidatura que tivesse o conteúdo programático mais identificado com o programa.
“Talvez fosse meio equilibrado, não sei neste momento quem está com 60%, ou 40%, ou, ou 55%. Existe alguns estados onde a nossa militância quer apoiar o Lula, e outros querem apoiar o Ciro. Nós estamos fazendo um esforço imenso. Se na nossa conferência eleitoral a maioria decidir por um ou outro, nós vamos entender”.
Mágoa com o PT
Ao ser perguntada quais são seus sentimentos com o Partido dos Trabalhadores (PT), com Lula, e com a terceira via nas eleições, a porta-voz da Rede Sustentabilidade disse que sentimentos ela tem pela neta, pelas crianças e pelos quadros que a neta dela pinta.
“Essas coisas que são sentimentos, para mim. Sobre a terceira via, eu não gosto disso. Entendo que se trata de uma outra candidatura para sair da polarização, mas podem ter vários projetos a serem apresentados e táticas eleitorais. Eu estou entre aqueles que como muitos outros, espalhados pelo Brasil, querem discutir programa e fazer suas escolhas com relação ao que se pensa sobre a economia do país, soberania nacional, concentração de riqueza. O que vai ser feito para a saúde, educação, segurança pública”.
Lula inocente?
Heloísa Helena também comentou sobre achar Lula inocente ou não na história da Lava-Jato: “Para mim, o fato de uma pessoa ser culpada, não significa que ela tem que ser eternamente impossibilitada de participar da vida em sociedade. Eu só não posso mentir e dizer que eu acho que ele é inocente. É a mesma coisa também de quando a instâncias jurídicas decretaram que o Collor era inocente, eu continuei dizendo que achava que ele não era. O Lula é uma personalidade inteligente. Seria impossível que se fossem inviabilizados tantos crimes contra a admnistração no governo dele, sem estar ele a capitanear o processo. Então, respondendo do ponto de vista simplório, eu não tenho dúvida de que ele é culpado”.