O presidente Lula (PT) planeja, nesta semana, reuniões com líderes e dirigentes de PP e Republicanos para avançar nas trocas na Esplanada dos Ministérios. O petista precisa dar espaço aos partidos para conseguir ter melhor governabilidade no segundo semestre.
Alexandre Padilha telefonou para os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) e André Fufuca (PP-MA), para indicar a intenção de Lula de realizar essas conversas, relata a Folha.
Atualmente, o presidente possui apoio frágil no Congresso, enquanto PP e Republicanos integraram a base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os partidos pleiteiam as pastas do Desenvolvimento Social e Esporte, mas podem acabar com Ciência e Tecnologia e Portos e Aeroportos.
Os cotados para assumir as pastas são André Fufuca (Progressistas-PB) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE). Lula já afirmou que aceitará os dois nomes na composição do Planalto.
Os líderes do PT revelam preocupação com pautas de interesse do Planalto, como o Arcabouço Fiscal e a mudança na tabela do Imposto de Renda. No primeiro semestre, o governo Lula teve decretos derrubados e quase perdeu a estrutura ministerial após a falta de apoio dos deputados.
Além dos ministérios, Lula pode trocar a presidência da Caixa e dos Correios. No entanto, ele está resistente em tirar nomes ligados ao seu partido, devido à insatisfação de deputados e senadores do PT.
Também há previsão de que Lula encontre Lira para dialogar a troca nos Ministérios. O parlamentar retornará de viagem, e aliados de ambos já costuram um encontro. A expectativa é que a reunião ocorra também nesta semana, com o fim do recesso legislativo.