Instituto Veritá registra pesquisa para João Pessoa e exclui o nome de Cida Ramos; seria a pesquisa do GTE do PT?

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) registrou neste domingo (9) mais uma pesquisa de intenções de voto para Prefeitura de João Pessoa. O levantamento de intenções de voto será elaborado pelo Instituto Veritá entre os dias 10 e 14 de junho. A previsão é que 1.002 pessoas sejam entrevistadas.

A pesquisa consiste na realização de entrevistas individuais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado de João Pessoa.

O resultado será divulgado no dia 16 de junho. O valor da pesquisa foi avaliado em quase R$ 40 mil. O estatístico responsável é Guilherme Alvarenga Laia.

O questionário da pesquisa

As perguntas consistem em uma espontânea e outra estimulada. Na espontânea, o Instituto Veritá faz a seguinte pergunta:

“Em outubro teremos eleição para Prefeito, se a eleição fosse hoje em quem o (a) sr (a) votaria para Prefeito de João Pessoa?” (Espontânea).

Por sua vez, na estimulada, a pergunta sugeri seis nomes de pré-candidatos, além das opções de branco/nulo, ou não sei.

“Se a eleição fosse hoje e estes fossem os candidatos a Prefeito de João Pessoa, em qual deles você votaria?” (Estimulada)

50 – Celso Batista – PSOL
11 – Cícero Lucena – PP
13 – Luciano Cartaxo – PT
22 – Marcelo Queiroga – PL
20 – Ruy Carneiro – Podemos
30 – Sérgio Queiroz – Novo
90 – Branco/nulo
0 – NS/NR

Cida Ramos fica de fora

A deputada Cida Ramos do PT, que vinha sendo cotada como pré-candidata em João Pessoa, foi excluída das intenções de voto na pesquisa.

Nesta segunda-feira (10), a deputada divulgou uma carta direcionada ao grupo de trabalho eleitoral do PT nacional, dizendo que não autoriza colocar o nome dela em pesquisa alguma para a disputa pela prefeitura de João Pessoa; desistindo assim da disputa na capital.

Cartaxo indicou o Instituto, afirma Cida

Em entrevista ao Programa de Heron Cid, na Rede Mais, Cida afirmou que o Instituto Veritá foi indicado por Luciano Cartaxo. “Foi definido que o diretório municipal e estadual e os dois candidatos conduziriam o processo. O outro postulante não aceitou. Todo Instituto de pesquisa ele não aceitava. Só aceitou quando foi o que ele indicou”.

Posteriormente, Heron questiona qual é o Instituto. “É um Instituo de Minas Gerais. Um Instituto que inclusive fez as pesquisas dele. O que eu quero é que a direção nacional e estadual indique um Instituto que seja isento, que não tenha relação com nenhuma pré-candidatura”, enfatiza Cida. Por último, o jornalista pergunta se, de fato, é o Instituto Veritá, e ela responde com um “exato” confirmando.

Cartaxo nega 

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, o deputado ressaltou que foi a Executiva Nacional do PT que decidiu que o partido iria realizar uma pesquisa para definir o candidato na capital, e não ele próprio.

“Em momento algum sugeri que a pesquisa deveria ser feita com os institutos A, B ou C. Essa é uma decisão da Executiva Nacional do PT. Eles irão avaliar a viabilidade dos candidatos e então decidir quem será o escolhido. Três institutos foram indicados”, afirmou Cartaxo.

CONFIRA:

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’ DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde 10 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes podem assumir as secretarias do Governo; Cartaxo deve ser o candidato do PT em JP; e Renata Nóbrega pode voltar para Secretaria de Saúde DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder 7 de junho de 2024 DESTAQUES: Em 2026, a ALPB vai eleger um governador de forma indireta; Nominando vai ser o prefeito de JP por oito dias; e CMJP tem uma oposição definida e um novo líder DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino 6 de junho de 2024 DESTAQUES: Quais nomes devem assumir as secretarias do governo; Republicanos vai exigir a vaga de vice de Jhony em CG; e Antônio Roberto revela qual seu destino

Está no Hype

Go to Top