Levantamento mostra as cidades mais de direita e de esquerda da Paraíba; confira relação

Um levantamento divulgado pelo jornal O Globo nesta segunda-feira (18) classificou os 5.562 municípios brasileiros a partir do seu apoio ou rejeição aos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) desde as eleições presidenciais de 2002. Assim, o veículo classificou as cidades brasileiras como sendo de esquerda ou de direita.

O jornal elaborou um índice, chamado de Score Político, que mostra essa adesão ou não ao PT. O critério de utilização foi a quantidade de votos em primeiro turno dos principais candidatos à presidência da República desde as eleições de 2002. Os dados utilizados foram os números oficiais cedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cada pleito.

Quanto maior esse Score Político, mais determinada cidade se mostrou alinhada ao PT. Por outro lado, quanto menor o Score, mais tal município votou no principal oponente do Partido dos Trabalhadores.

Paraíba

Levando em consideração os dados da Paraíba, apenas seis dos 223 municípios obtiveram um Score Político abaixo dos 50%, o que indica que essa cidade está mais inclinada à direita, sendo oposição ao PT, com Campina Grande liderando a lista.

Foram elas Campina Grande (36,66%, o que significa dizer que 63,64% do apoio da cidade é para a direita); São Bento (esquerda com 43,24% e direita com 56,76%); Lagoa Seca (esquerda com 45,69% e direita com 54,31%); Santa Luzia (esquerda com 46,17% e direita com 53,83%); São Sebastião de Lago de Roça (esquerda com 48,05% e direita com 51,95%) e Alcantil (esquerda com 49,99% e direita com 50,01%).

Já entre os 217 municípios que apoiam a esquerda, dois deles têm Score acima de 90%: Carrapateira (esquerda com 94,87% e direita com 5,13%) e Santana de Mangueira (esquerda com 90,48% e direita com 9,52%). Outras 15 cidades têm apoio superior a 85%.

Levando em consideração os cinco maiores colégios eleitorais do Estado (na ordem, João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux e Patos), a capital João Pessoa está praticamente dividida, com 50,83% de apoio à esquerda 49,17%.

Depois de Campina Grande, aparecem Santa Rita Carrapateira (esquerda com 61,74% e direita com 38,26%); Bayeux Carrapateira (esquerda com 62,23% e direita com 37,77%); e Patos (esquerda com 54,70% e direita com 45,30%).

Clique aqui e confira o levantamento completo, para qualquer cidade brasileira.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG

Está no Hype

Go to Top