esquema de manipulação
Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro – Por  Helena Chagas

Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro

O mecanismo de manipulação bolsonarista vai continuar existindo, porque atua abaixo da superfície.

Ex-presidente Lula – Foto Guilherme Santos/PT

Bloqueio dos Caminhoneiros – Foto Reprodução

Os bloqueios criminosos das rodovias, finalmente condenado por Jair Bolsonaro, e os atos golpistas pedindo intervenção militar nas portas dos quartéis não terão maior impacto no curso normal das coisas, que levará à posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro. Mas mostram o alcance da influência da máquina de manipulação bolsonarista na opinião pública – e alertam o novo governo sobre a urgência de tomar providências para desativá-la, se quiser governar em paz.

Os distúrbios dos últimos quatro dias do pós-eleitoral, ainda que claramente promovidos por minorias, colocam a vitória de Lula no patamar dos milagres. Na derrota, ficou mais do que nunca exposto o poderio do esquema de Jair Bolsonaro de utilização das redes – e sobretudo da deepweb  – para propagar fakenews e mobilizar adeptos a ir às ruas.

Auxílio Brasil – Foto Reprodução/ Internet

Na campanha eleitoral, Bolsonaro juntou métodos da velhíssima política de uso da máquina pública – pressionando e ameaçando eleitores que recebem o Auxílio Brasil e outros benefícios, por exemplo – com as novas tecnologias de utilização das redes para disseminar mentiras, convencer e, também, ameaçar e pressionar eleitores.

Nada indica que, ainda que perdendo o poderio da máquina governamental, a espinha dorsal desse esquema de manipulação – o uso das fake news e das redes para mobilização – não continuará de pé. Até porque ele se sustenta num eixo paralelo ao governo, com recursos de radicais de direita da iniciativa privada e, sabe-se, até dos Estados Unidos.

Foi um milagre que a junção de todo esse poder de manipulação não tenha dado a vitória a Bolsonaro – mostrando que, de fato, ele é um presidente muito ruim. Mas a realidade agora é que, para ter tranquilidade, o Lula eleito com cerca de 2 milhões de votos de vantagem terá que desativar essa bomba.

É lógico supor que a maior parte dos 49% que votaram no atual presidente não são bolsonaristas-raiz, nem radicais de direita. Mas de alguma forma foram enganados e levados a pensar que um governo do PT traria o risco do “comunismo” no país, iria liberar o aborto, dar rédeas à corrupção e fechar suas igrejas.

Na QG do Exército, manifestação pró-Bolsonaro oede intervenção militar – Foto Orlando Brito

Assim como boa parte daqueles que foram pedir intervenção militar ontem na porta dos quartéis terá sido manipulada em seus grupos de whattsapp e outros aplicativos, engolindo lorotas de que houve fraude eleitoral e que quem ganhou foi Bolsonaro.

Com o passar do tempo, no correr do novo governo, é até possível que percebam a empulhação de que foram vítimas. Mas isso pode não ocorrer se continuarem sendo diariamente abastecidos por discursos mentirosos e golpistas. Esse mecanismo de manipulação bolsonarista vai continuar existindo, porque atua abaixo da superfície.

Deputado André Janones (Avante) – Foto Reprodução/GloboNews

Na campanha petista, quem chegou mais perto de atingir a máquina digital do bolsonarismo foi o deputado André Janones – ainda assim, vê-se agora, sua ação foi brincadeira de criança perto do que fez o adversário.

O governo Lula não pode e não deve governar na base de fake news, como faz seu antecessor. Mas também não pode ignorar que a bomba continua plantada em seu quintal. Deve cuidar de regulação para limitar a ação em plataformas e aplicativos, mas precisa urgentemente investir em equipes e recursos tecnológicos e pesquisas que lhe permitam mergulhar no pântano do adversário.

Antes de tudo, o governo – ou até os partidos de sua base, num trabalho paralelo – têm que ser capazes de detectar as ações criminosas de manipulação da opinião pública nos subterrâneos da web e reagir a elas, quem sabe até com uma espécie de “vacina digital” contra as mentiras. Depois disso, é possível que descubramos que o bolsonarismo radical é muito menor do que parece.

FONTE: https://osdivergentes.com.br/helena-chagas/lula-tem-que-desativar-maquina-de-manipulacao-de-bolsonaro/

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>esquema de manipulação </h6>DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputadosesquema de manipulação Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro – Por  Helena Chagas" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados <h6>esquema de manipulação </h6>DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?!esquema de manipulação Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro – Por  Helena Chagas" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! <h6>esquema de manipulação </h6>NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoaesquema de manipulação Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro – Por  Helena Chagas" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa <h6>esquema de manipulação </h6>DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026esquema de manipulação Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro – Por  Helena Chagas" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 <h6>esquema de manipulação </h6>DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% esquema de manipulação Lula tem que desativar máquina de manipulação de Bolsonaro – Por  Helena Chagas" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top