“MAIS BRASIL”: presidente do PTB estadual descarta filiação de Cabo Gilberto e foca na concretização da fusão com o Patriota; VEJA DETALHES

A fusão entre o PTB e o Patriota, inicialmente planejada sob o nome “Mais Brasil”, que inicialmente teve o nome questionado pela ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o presidente estadual do PTB na Paraíba, Dede Sales,  seria quase certeza o consenso em torno do nome “Mais Brasil”.

A decisão do PTB foi confirmada em uma convenção nacional realizada em Brasília. Dos quase 200 filiados, apenas um votou contra a fusão. Já na reunião do Patriota, a votação foi unânime pela formação da nova sigla.

Essa fusão se tornou necessária depois que o PTB e o Patriota não atingiram a cláusula de desempenho, o que os deixaria sem acesso ao fundo eleitoral e às propagandas gratuitas de rádio e TV nas eleições municipais do ano que vem. A fusão é vista como uma estratégia para melhorar o desempenho e superar essa cláusula.

Segundo informações do portal CNN, para que a fusão fosse efetivada, o Patriota, que contará com maior número de parlamentares, estabeleceu algumas exigências. Eles solicitaram que nem Roberto Jefferson – presidente de honra do PTB – nem sua filha, Cristiane Brasil, bem como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, façam parte da nova legenda. O objetivo é que a nova legenda conte com pelo menos cinco representantes na Câmara dos Deputados após sua oficialização.

O MAIS BRASIL NA PARAÍBA

Nossa equipe de reportagem conversou com Dede Sales que é o atual presidente estadual do PTB no estado ele confirmou que a fusão da sigla com o Patriota está quase concluída, segundo ele a PGE já deu o parecer favorável, faltando apenas o aval do pleno do TSE, que pode acontecer inclusive ainda hoje (28/09).

Sobre a possível mudança do nome, (proposto inicialmente pela Ministra Carmem Lúcia) Dede afirmou que muito provavelmente o nome “Mais Brasil” permanecerá, ele relembrou também que se algum ministro questionar novamente, o partido já teria o nome substituto, (Partido da Renovação Democrática – PRD) fato esse que não atrasaria a conclusão da junção das duas siglas.

Sobre as tratativas em torno da fusão, o presidente do partido na Paraíba disse que desde o resultado das últimas eleições, por volta do fim de outubro, que a fusão estava sendo discutida entre os dirigentes e lideranças das duas legendas.

Questionado a respeito das especulações sobre a possível filiação do deputado Cabo Gilberto, Dede foi categórico, “a nossa preocupação nesse momento é concretizar a fusão”. Dede disse também que tem uma relação de respeito e amizade com o deputado Cabo Gilberto, e teria conversado com o parlamentar na última quinta-feira (21) por estarem no mesmo voo voltando de Brasília e segundo Dede o assunto de filiação não teria sido tratado. O dirigente do PTB lembrou que tem uma relação pessoal com Cabo Gilberto, e que sua esposa teria se formado junto com o parlamentar.

Nossa equipe tentou sem sucesso entrar em contato com o Deputado Cabo Gilberto, até o fechamento dessa matéria nem o parlamentar nem sua assessoria retornou nossas ligações e mensagens.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top