MP de Contas pede ao TCU cancelamento de contratos com Starlink e suspensão do Twitter

MP de Contas pede ao TCU cancelamento de contratos com Starlink e suspensão do Twitter

Nesta quarta-feira (10), o Ministério Público de Contas pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) o cancelamento de contratos com a empresa Starlink, cujo dono é Elon Musk. A entidade alega que o bilionário representa uma ameaça à “soberania nacional”.

De acordo com o Correio Braziliense, o documento foi enviado ao TCU pelo subprocurador-geral Lucas Furtado.

Entenda: Moraes quer investigar Elon Musk por supostos ataques à Justiça brasileira; entenda

“Em meu entendimento, não pode haver qualquer relação do governo brasileiro, em todas as suas instâncias, com a empresa do Sr. Elon Musk, o qual, em total afronta e desrespeito à soberania nacional, ameaçou não se submeter ao Direito brasileiro”, argumentou o subprocurador.

Elon Musk

O empresário Elon Musk será investigado pela justiça brasileira após ataques ao ministro Alexandre de Moraes. (Imagem: Nathan Howard/Getty Images)

Furtado pontuou que caso a União tenha contratos com a Starlink, eles devem ser extintos.

“O Brasil não pode viver de migalhas se quiser ser respeitado e providências urgentes devem ser adotadas a esse respeito”, acrescentou.

Sugestão de suspensão do Twitter

Além de sugerir o cancelamento dos contratos com a marca de internet via satélite, o subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, pediu ao TCU a suspensão do X (antigo Twitter).

“Afora isso, seria pertinente que o TCU analise a possibilidade de essa rede flagrantemente antissocial ser proibida de atuar no país, haja vista seus usuários a utilizarem como meio de ataque à democracia brasileira”, disparou.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias 16 de maio de 2024 DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados 9 de maio de 2024 DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação 8 de maio de 2024 DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação DESTAQUES: Candidatura do PT em JP será tratada na próxima quarta-feira; Federação de CG avisou ao governador que tem um candidato; e quem são os presos da Operação Mandare? 7 de maio de 2024 DESTAQUES: Candidatura do PT em JP será tratada na próxima quarta-feira; Federação de CG avisou ao governador que tem um candidato; e quem são os presos da Operação Mandare?

Está no Hype

Go to Top