NAS PESQUISAS: João Azevêdo tem o segundo pior desempenho entre pré-candidatos à reeleição no Nordeste; confira quem são

Dos nove estados nordestinos, quatro possuem pré-candidatos à reeleição de governador no pleito deste ano. Um deles é a própria Paraíba. Um novo levantamento realizado pelo Polêmica Paraíba mostra que dos quatro pré-candidatos à reeleição, o governador João Azevêdo (PSB) tem o terceiro menor percentual de intenções de votos.

São pré-candidatos à reeleição os governadores de Alagoas (Paulo Dantas), Maranhão (Carlos Brandão), Paraíba (João Azevêdo) e Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra). Os demais estados contam com governadores já em segundo mandato.

Confira a seguir o desempenho de cada um deles, elencados por ordem alfabética:

Alagoas (AL-07421/2022)

Contratada pela TV Pajuçara, afiliada à Record TV no estado, a pesquisa eleitoral mais recente para governador de Alagoas mostra o atual chefe do executivo na liderança.

Paulo Dantas (MDB) aparece em primeiro lugar, com 24,9% das intenções de voto. Fernando Collor (PTB) aparece em segundo, com 22,8%; Rodrigo Cunha (União) em terceiro com 17,5% e Rui Palmeira (PSD) em quarto com 15,1%.

Para o levantamento, feito pelo instituto Paraná Pesquisas, foram ouvidos 1.510 eleitores entre os dias 1º e 5 de julho, com o levantamento sendo divulgando no dia 7.

Vale ressaltar que uma outra pesquisa foi feita, porém apenas com os dados da capital Maceió. Para manter a igualdade de comparação com os demais estados, ela foi descartada deste levantamento.

Maranhão (MA-01386/2022)

A mais recente pesquisa publicada para o cargo de governador do Maranhão foi encomendada pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo no estado. Ela foi divulgada no dia 7. Realizada pelo Instituto Escutec, foram ouvidos 2.000 eleitores entre os dias 2 e 7 de julho.

O atual governador, Carlos Brandão (PSB), lidera com 27%, seguido por Weverton Rocha (PDT), com 22%; Lahesio Bonfim (PSC), com 16%; Edivaldo Júnior (PSD), com 11%; Simplício Araújo (SD), com 2%; e Ernilton Rodrigues (PSOL) e Hertz Dias (PSTU), com 1% cada. Ainda, 11% responderam ‘Branco/Nulo/Nenhum Deles’ e outros 9% não sabem ou não responderam.

Vale ressaltar que também existe uma pesquisa mais recente publicada no Maranhão para governador, porém esse levantamento foi feito apenas com eleitores da capital São Luís. Para manter a paridade com os demais estados, ela não foi levada em consideração.

Paraíba (PB-08632/2022)

Realizada pelo Instituto Opus, a pesquisa foi contratada pelo Portal da Capital e divulgada no último dia 13. O governador João Azevêdo lidera o levantamento, com 26% as intenções de voto, contra 18% de Pedro Cunha Lima (PSDB), em segundo.

Apareceram ainda Nilvan Ferreira (PL), com 13%; Veneziano Vital (MDB), com 12%; e o Major Fábio (PRTB), com 1%. Antônio Nascimento (PSTU) e Adjany Simplício (PSOL) não pontuaram. Por último, ‘Branco/Nulo’ recebeu 11% dos votos e ‘Não Sabe/Não Respondeu’, 19%.

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 5 e 12, com 1.000 entrevistas.

Rio Grande do Norte (RN-08156/2022)

A última pesquisa eleitoral para governador no Rio Grande do Norte, realizada pelo Instituto Exatus, mostra a atual governadora Fátima Bezerra (PT) com 36,1% das intenções de votos.

Em segundo lugar aparece Styvenson Valentim (Podemos), com 13,9%, seguido de Fábio Dantas (Solidariedade), com 6,6%. Aparecem ainda Clorisa Linhares (PMB), com 2,3%; Danniel Morais (PSOL), com 2%; e Rosália Fernandes (PSTU), com 1,7%.

‘Ninguém/Branco/Nulo’ recebeu 21,1% e ‘Não Sabe/Não Respondeu’ outros 16,1%. Foram 2.000 entrevistados entre os dias 5 e 7.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão – Por Gutemberg Cardoso 27 de maio de 2024 Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queiroz 24 de maio de 2024 DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queiroz Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann

Está no Hype

Go to Top