NOVOS RUMOS: 28 Prefeitos mudaram de lado neste segundo turno, confira quem ficou com João e quem ficou com Pedro

O segundo turno na Paraíba, tem tudo para ser uma das disputas mais acirradas dos últimos anos. Pedro Cunha Lima e João Azevêdo estão buscando apoios por todo o estado, principalmente dos Prefeitos. João tinha antes da eleição, 163 gestores ao seu lado, Pedro tinha 35.

Os dois candidatos buscaram incessantemente os apoios dos 24 Prefeitos que estavam com Veneziano no primeiro turno, mesmo tendo ficado na quarta colocação, o Senador conseguiu atrair um número expressivo de gestores em cidades importantes, que podem fazer a diferença nessa disputa.

Nessa matéria nós iremos elencar os Prefeitos que mudaram de lado nesse segundo turno, e como essas trocas podem impactar no resultado da eleição.

Em comparação ao último levantamento realizado faltando apenas dois dias para o primeiro turno, João Azevêdo tinha uma larga vantagem com 163 gestores ao seu lado, os outros três principais candidatos, Veneziano, Pedro e Nilvan tinham somados 60 Prefeitos. Com a definição do segundo turno entre João e Pedro, a grande maioria dos 24 Prefeitos que apoiaram Veneziano, migraram para o candidato do PSBD, atraídos principalmente pelo apoio do próprio Veneziano que surpreendentemente se juntou a campanha de um Cunha Lima pela primeira vez.

Faltando 8 dias para o segundo turno, o Governador agora tem o apoio de 166 gestores, Pedro conseguiu um número expressivo de Prefeitos e aparece com 57 lideranças municipais ao seu lado.

Pedro conseguiu angariar 19 dos 24 Prefeitos que estavam com Veneziano. As cidades são: Belém do Brejo do Cruz – Bom Sucesso – Curral de Cima – Curral Velho – Capim – Catingueira – Cabedelo – Congo – Itatuba – Jacaraú – Joca Claudino – Logradouro – Lucena – Manaíra – Monte Horebe – Pedras de Fogo – Pilõezinhos – Mulungu e Serra Redonda

Uma boa parte desses gestores apoiaram Taciano Diniz na campanha para Deputado Estadual, quando o Deputado saiu da base do Governador e foi para a de Veneziano, todos esses Prefeitos migraram para apoiar o candidato do MDB. A mesma coisa aconteceu no segundo turno, Taciano decidiu apoiar Pedro e a maioria desses gestores foi junto e vem pouco a pouco declarando os apoios ao Deputado Federal.

Nós podemos destacar cidades importantes como Lucena, Cabedelo, Jacaraú e Pedras de Fogo, que se seguirem o apoio dos seus Prefeitos, podem trazer um grande número de votos para Pedro nesta disputa.

Dentre os 24 gestores que apoiavam Veneziano, cinco desses Prefeitos decidiram por seguir o projeto de João Azevêdo. As cidades são: Areia – Baía de Traição – Caldas Brandão – Diamante e Santana de Mangueira.

Os Prefeitos Fábio Rolim, de Caldas Brandão, Hermes Filho, de Diamante e Serginho Lima de Baía de Traição, dizem que irão seguir com o Governador por acreditarem no projeto de João e pelo apoio irrestrito do Governador para Lula na disputa presidencial.

“Eu decidi por manter a coerência com o nosso presidente Lula e, por isso, vou estar junto com o governador nesse segundo turno para que a Paraíba continue no caminho do desenvolvimento. Peço a cada um diamantense que dê um voto de confiança a João Azevêdo para que ele trabalhe pelo crescimento da nossa cidade”, declarou o Prefeito de Diamante.

Após a realização desta matéria, foi acordado o apoio do último gestor que estava indeciso. Com a articulação do Deputado Hugo Motta, o Prefeito Nerival Inácio de Santana de Mangueira, declarou oficialmente a adesão para João Azevêdo

O único Prefeito que esteve ao lado de Nilvan Ferreira no primeiro turno, decidiu apoiar o Governador nesta disputa. A adesão do Prefeito de Alacantil, Cícero do Carmo, foi articulada pelos deputados estaduais Moacir Rodrigues (PSD) e Chico Mendes (PSB), também declararam apoio ao Governador, o Vice-Prefeito Noval Costa (PSD), os vereadores José Sousa (presidente da Câmara Municipal), Ivo José, Daniel Emanuel, Sil Carlos, além de todos os secretários do município.

Pedro também conseguiu angariar o apoio de três Prefeitos que estavam com João no primeiro turno. As cidades são: Barra de Santana – Coxixola e Lastro.

Uma outra vantagem para Pedro, é que até o momento ele não perdeu nenhum gestor para João, em uma disputa tão acirrada, qualquer desfalque pode resultar em uma considerável perda de votos.

A articulação de Efraim Filho foi primordial para esses gestores irem para o lado do candidato do PSDB. Se esperava um maior número de adesões, daqueles Prefeitos que apoiaram Efraim no primeiro turno, mas a maioria dessas lideranças já tinha firmado compromisso com o Governador, e é muito inviável que ocorram mais trocas desse tipo, nessa última semana antes do segundo turno.

 

CIDADE ANTES AGORA
Barra de Santana João Azevêdo Pedro Cunha Lima
Coxixola João Azevêdo Pedro Cunha Lima
Lastro João Azevêdo Pedro Cunha Lima
Alcantil Nilvan Ferreira João Azevêdo
Santana de Mangueira Veneziano Vital João Azevêdo
Areia Veneziano Vital João Azevêdo
Baia de Traição Veneziano Vital João Azevêdo
Caldas Brandão Veneziano Vital João Azevêdo
Diamante Veneziano Vital João Azevêdo
Belém do Brejo Do Cruz Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Bom Sucesso Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Cabedelo Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Capim Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Catingueira Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Congo Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Curral de Cima Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Curral Velho Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Itatuba Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Jacaraú Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Joca Claudino Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Logradouro Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Lucena Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Manaíra Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Monte Horebe Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Mulungu Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Pedras de Fogo Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Pilõezinhos Veneziano Vital Pedro Cunha Lima
Serra Redonda Veneziano Vital Pedro Cunha Lima

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top