Lula é favorito
O “datapovo” de Bolsonaro deu um banho nos institutos de pesquisa – Por  Andrei Meireles

Erros grosseiros nas pesquisas que indicavam uma marola pró Lula camuflaram uma onda a favor de Bolsonaro e de seus pupilos país afora. Isso vai endurecer o jogo no segundo turno.

Não dar para tapar o sol com peneira. Os institutos de pesquisa erraram feio ao tomarem o pulso da intenção de voto dos brasileiros. O que diziam no sábado à noite sobre como votariam os mineiros, os paulistas, os gaúchos e até os cariocas foi desmentido pelos eleitores no domingo.

Nem é tanto sobre a votação do Lula que ficou na margem de erro com uma pequena oscilação para baixo, mesmo obtendo seis milhões de votos de vantagem.  A de Bolsonaro é que foi maior que a prevista. E conseguiu levar junto uma penca de governadores, senadores e deputados federais, uma bancada combativa contra uma provável gestão Lula.

Lula – Foto Ricardo Stuckert

O jogo a partir de agora muda para os dois lados. A turma de Bolsonaro ganhou fôlego. Vai partir para um ataque sem precedente, até porque sempre colocaram na berlinda as pesquisas eleitorais. Ganharam ampla munição, além das fake news, pra abastecerem suas redes sociais. Prometem chumbo grosso. É aí que mora o perigo.

Na bolha bolsonarista, que se mostrou maior do que as pesquisas indicavam, é hora de uma ofensiva total. Quem apoia Lula ou vai se engajar no segundo turno não pode dar mole. A campanha de Bolsonaro superou seu rubicão e tem uma penca de argumentos, como a redução da inflação, o auxílio Brasil e a redução do preço dos combustíveis para esgrimir. E isso vai ser turbinado por um empresariado urbano e rural que não quer a volta do PT ao poder.

Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes e Simone Tebet

Lula, além de atrair o previsível apoio de Simone Tebet e Ciro Gomes, vai ter que ser mais explícito em seu programa de governo, uma carta que guardou na manga no primeiro turno. Os resultados do primeiro turno mostraram que o antipetismo continua forte em São Paulo e em outras regiões do país. Para vencer Lula vai ter que superar esses obstáculos.

Lula é favorito no segundo turno. Mas se vencer, com essa nova composição do Congresso, terá que usar toda sua ginga para governar.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>Lula é favorito</h6>DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em CaaporãLula é favoritoO “datapovo” de Bolsonaro deu um banho nos institutos de pesquisa – Por  Andrei Meireles" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 17 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã <h6>Lula é favorito</h6>DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026Lula é favoritoO “datapovo” de Bolsonaro deu um banho nos institutos de pesquisa – Por  Andrei Meireles" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 14 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 <h6>Lula é favorito</h6>DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a EducaçãoLula é favoritoO “datapovo” de Bolsonaro deu um banho nos institutos de pesquisa – Por  Andrei Meireles" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 13 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação <h6>Lula é favorito</h6>DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje SolidariedadeLula é favoritoO “datapovo” de Bolsonaro deu um banho nos institutos de pesquisa – Por  Andrei Meireles" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade <h6>Lula é favorito</h6>DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’Lula é favoritoO “datapovo” de Bolsonaro deu um banho nos institutos de pesquisa – Por  Andrei Meireles" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’

Está no Hype

Go to Top