Pesquisa Datafolha: nas 12 maiores capitais, Lula tem 51% entre jovens; Bolsonaro, 20%

Dados da pesquisa Datafolha com o eleitorado jovem, divulgada nesta quarta-feira (27), apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) tem 51% das intenções de voto nas eleições de 2022. O atual mandatário do país, Jair Bolsonaro (PL), ficou com 20%. Em seguida, vem Ciro Gomes, candidato do PDT, com 12%.

O levantamento divulgado considera apenas eleitores na faixa de 16 a 29 anos e foi aplicado nos dias 20 e 21 de julho, com registro no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 05688/2022. A pesquisa com a totalidade do eleitorado será divulgada na quinta-feira (28).

Nesta pesquisa foram ouvidos 935 jovens eleitores em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.

​Lula tem melhor desempenho entre jovens mulheres: 58%, ante 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Entre homens, o petista é a opção para 44%, enquanto o presidente, para 24% e o pedetista, 14%.

O atual ocupante do Planalto ultrapassa numericamente entre evangélicos. No entanto, há um empate técnico improvável no limite máximo da margem de erro, no qual tem 36% e Lula, 30%.

Cenário espontâneo

Na pesquisa espontânea, em que o próprio eleitor cita o candidato em quem votaria, Lula tem 41% de citações, Bolsonaro, 17%, e Ciro, 3%. Os que dizem não saber ainda em quem votarão somam 25%; 13% afirmaram que não apoiarão ninguém.

Segundo turno

Em um cenário de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, 61% dizem votar no petista e 27%, no candidato do PL. Os votos de Ciro Gomes vão majoritariamente para Lula, com 52% de seus apoiadores dizendo votar no ex-presidente e 25%, no atual.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top