PESQUISAS PARA GOVERNADOR NO NORDESTE: Veja os últimos levantamentos realizados na região e saiba quem são os pré-candidatos que estão liderando

Se a Paraíba vive um fenômeno de escassez de pesquisas eleitorais em 2022, os demais estados do Nordeste não passam pela mesma situação. O Polêmica Paraíba traz a seguir um levantamento com as últimas pesquisas eleitorais que foram divulgadas em cada estado nordestino, tendo como referência o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o cenário envolvendo os pré-candidatos a governador de cada estado (nas pesquisas estimuladas).

Para este levantamento foram levadas em consideração, como já foi dito, as últimas pesquisas divulgadas até o fechamento desta matéria. Também será informado caso algum estado tenha uma pesquisa registrada no TSE mas que ainda não foi divulgada. Confira a relação, com os estados distribuídos em ordem alfabética.

Alagoas (AL-07421/2022)

A pesquisa eleitoral mais recente divulgada em Alagoas foi contratada pela TV Pajuçara, afiliada à Record TV no estado. Para o levantamento, feito pelo instituto Paraná Pesquisas, foram ouvidos 1.510 eleitores entre os dias 1º e 05 de julho, com o levantamento sendo divulgando no dia 07.

E nele, a disputa para governador do estado está acirrada entre quatro pré-candidatos: Fernando Collor (PTB), Paulo Dantas (MDB), Rodrigo Cunha (União) e Rui Palmeira (PSD).

Para o último levantamento, Paulo Dantas aparece em primeiro, com 24,9% das intenções de voto. Fernando Collor aparece em segundo, com 22,8%; Rodrigo Cunha em terceiro com 17,5% e Rui Palmeira em quarto com 15,1%.

Para ter noção do cenário parelho, em junho, Dantas estava em segundo lugar (subiu para primeiro), Palmeira em terceiro (caiu para quarto) e Rodrigo Cunha liderava (caiu para terceiro). Julho foi o primeiro mês de pesquisas com a chegada do ex-presidente Fernando Collor para a disputa, que já se posicionou em segundo.

Uma nova pesquisa foi registrada junto ao TSE na terça-feira (12), com previsão de ser divulgada no domingo (18), pela empresa A Hora Editora, a ser realizada pelo instituto Falpe Pesquisas.

Bahia (BA-05185/2022)

Divulgada nessa sexta-feira (15), a mais recente pesquisa para governador da Bahia, contratada pelo Banco Genial e realizada pelo instituto Quaest, mostra o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) em larga vantagem, com 61% das intenções de voto. O segundo lugar é de Jerônimo Rodrigues (PT), com apenas 11%.

Aparecem em sequência João Roma (PL), com 6%; Kleber Rosa (PSOL), com 1%; e Giovani Damico (PCB), que recebeu respostas, mas não chegou a pontuar. ‘Branco/Nulo’ recebeu 12% das respostas e ‘Não Sabe/Não Respondeu’ outros 9%.

Foram 1.140 eleitores ouvidos entre os dias 9 e 12 de julho. Ainda, é prevista para esse fim de semana a divulgação de uma nova pesquisa eleitoral no estado.

Ceará (CE-05334/2022)

No Ceará, a última pesquisa eleitoral realizada no estado foi produzida pelo Instituto Quaest, encomendada pelo PDT. Foram 1.500 entrevistados, ouvidos entre 27 de junho e 1º de julho. A intenção do partido foi testar seus quadros contra Capitão Wagner, pré-candidato a governador pelo União Brasil.

Foram testados os nomes do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, a governadora Izolda Cela, o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Filho.

Divulgado no último dia 06, o levantamento mostra quatro cenários envolvendo a disputa direta entre Capitão Wagner e um nome do PDT. Confira a seguir:

Cenário I
Capitão Wagner (União): 44%
Roberto Cláudio (PDT): 40%
Indecisos: 3%
Branco/Nulo/Não vai votar: 12%

Cenário II
Capitão Wagner (União): 52%
Izolda Cela (PDT): 30%
Indecisos: 4%
Branco/Nulo/Não vai votar: 14%

Cenário III
Capitão Wagner (União): 55%
Mauro Benevides Filho (PDT): 23%
Indecisos: 4%
Branco/Nulo/Não vai votar: 18%

Cenário IV
Capitão Wagner (União): 59%
Evandro Leitão (PDT): 17%
Indecisos: 5%
Branco/Nulo/Não vai votar: 19%

Ainda, outros dois levantamentos foram registrados no TSE, ambos no dia 10, com previsão de serem entregues no sábado (16).

Maranhão (MA-01386/2022)

No Maranhão, a TV Mirante, afiliada da Rede Globo no estado, encomendou a última pesquisa eleitoral divulgada até então. Divulgada também no dia 07, a pesquisa, realizada pelo Instituto Escutec, ouviu 2.000 eleitores entre os dias 02 e 07 de julho.

Por lá, Carlos Brandão (PSB) lidera com 27%, seguido por Weverton Rocha (PDT), com 22%; Lahesio Bonfim (PSC), com 16%; Edivaldo Júnior (PSD), com 11%; Simplício Araújo (SD), com 2%; e Ernilton Rodrigues (PSOL) e Hertz Dias (PSTU), com 1% cada. Ainda, 11% responderam ‘Branco/Nulo/Nenhum Deles’ e outros 9% não sabem ou não responderam.

Uma nova pesquisa foi registrada nessa quinta-feira (14), com previsão de divulgação no dia 20.

Paraíba (PB-08632/2022)

Realizada pelo Instituto Opus, a pesquisa contratada pelo Portal da Capital foi a primeira a ser publicada desde fevereiro no estado. Para o levantamento, o atual governador João Azevêdo (PSB) lidera com 26% as intenções de voto, contra 18% de Pedro Cunha Lima (PSDB), em segundo.

Apareceram ainda Nilvan Ferreira (PL), com 13%; Veneziano Vital (MDB), com 12%; e o Major Fábio (PRTB), com 1%. Antônio Nascimento (PSTU) e Adjany Simplício (PSOL) não pontuaram. Por último, ‘Branco/Nulo’ recebeu 11% dos votos e ‘Não Sabe/Não Respondeu’, 19%.

A pesquisa foi realizada de forma presencial entre os dias 05 e 12, com 1.000 entrevistas.

Pernambuco (PE-04560/2022)

Foi divulgada nessa terça-feira (12) pelo Blog de Jamildo, no Jornal do Commercio, a mais recente pesquisa eleitoral para o governo de Pernambuco. O levantamento trouxe Marília Arraes (PT) à frente com 33% das intenções de voto, contra Raquel Lyra (PSDB), com 13%.

Seguem Miguel Coelho (União), que tem 11%; Anderson Ferreira (PL) tem 7%; Danilo Cabral (PSB) somou 5%; João Arnaldo (PSOL), 2%; e Jadilson Bombeiro (PMB) e Esteves Jacinto (PRTB), 1% cada. ‘Branco/Nulo’ somou 20% e ‘Não Sabe/Não Respondeu’ 8%. Foram 1.000 entrevistados, entre os dias 08 e 10.

Piauí (PI-01689/2022)

Encomendada pela TV Antena 10, afiliada da TV Record no estado, e publicada pelo Instituto Datamax, a última pesquisa divulgada para governador do Piauí mostra Rafael Fonteles (PT), com 33,4% das intenções de voto. Ele é seguido de perto por Sílvio Mendes (União), que tem 30,3%.

Em terceiro lugar aparece Major Diego (PL), com 2,4%, seguido de Gessy Fonseca (PSC), com 1,7%; Madalena Nunes (PSOL) e Geraldo Carvalho (PSTU), com 0,6% cada; Ravenna Castro (PMN), com 0,4%; e Gustavo Henrique (Patriota), com 0,1%.

‘Branco/Nulo’ foi a resposta para 9% dos entrevistados. Outros 21,3% disseram ‘Não Sabe/Não Responderam’. Os 2.000 participantes foram ouvidos entre os dias 05 e 10.

Além dela, pelo menos outras três pesquisas já foram encomendadas e devem ser publicadas na próxima semana.

Rio Grande do Norte (RN-08156/2022)

Realizada pelo Instituto Exatus, o portal AgoraRN publicou a última pesquisa eleitoral para governador no Rio Grande do Norte. No estado vizinho, a atual governadora Fátima Bezerra (PT) lidera as intenções de voto na sua tentativa de reeleição, com 36,1% das respostas.

Em segundo lugar aparece Styvenson Valentim (Podemos), com 13,9%, seguido de Fábio Dantas (Solidariedade), com 6,6%. Aparecem ainda Clorisa Linhares (PMB), com 2,3%; Danniel Morais (PSOL), com 2%; e Rosália Fernandes (PSTU), com 1,7%.

‘Ninguém/Branco/Nulo’ recebeu 21,1% e ‘Não Sabe/Não Respondeu’ outros 16,1%. Foram 2.000 entrevistados entre os dias 05 e 07. Foi registrada no TSE nessa quinta-feira (14) uma nova pesquisa, com previsão de divulgação no dia 20.

Sergipe (SE-01090/2022)

Contratada pelo diretório estadual do Partido Liberal (PL) e realizada pelo Instituto Opinião, a mais recente pesquisa para governador de Sergipe mostra Valmir de Francisquinho (PL) com grande vantagem na corrida eleitoral. Ele apresenta 25,9% das intenções de voto, contra Fábio Mitidieri (PSD), que soma 15%.

Na sequência aparecem Rogério Carvalho (PT), com 12%; Alessandro Vieira (PSDB) com 3,6%; João Fontes (PTB) com 3,0%; e Antônio Claudio Neves (DC) e Elinos Sabino (PSTU), que somaram 0,6% cada.

‘Branco/Nulo’ recebeu 12,7% dos votos e ‘Não Sabe/Não Respondeu’ outros 26,6%. A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 09, com 1.568 entrevistados.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de ‘rachadinha’ estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça 11 de julho de 2024 DESTAQUES: Veja 3 sinais de que Romero será candidato; Caso de 'rachadinha' estoura em Monteiro; e Sara Cabral sofre mais uma derrota na Justiça Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida 10 de julho de 2024 Republicanos vai apoiar Jhony se o PSB fechar com Nilvan; Lucena já tem chapas definidas; e candidatura do PT em Santa Rita está mantida DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro 9 de julho de 2024 DESTAQUES: Eva Gouveia não vota em Rosália; Republicanos desiste de Romero; e Cabo Gilberto aparece ao lado Milei e Bolsonaro DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes 8 de julho de 2024 DESTAQUES: Pesquisa de Santa Rita aponta para mudança de candidato; Corrinha Delfino alega que foi vítima de golpe; e Queiroga opina sobre candidatos indo em bairros controlados por traficantes

Está no Hype

Go to Top