Poder e articulação: os espaços dos paraibanos em Brasília no governo Lula 3

Parlamentares paraibanos devem ocupar cargos estratégicos no Congresso Nacional durante o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Com o início da nova legislatura, já é possível constar quais são os principais espaços a serem ocupados por deputados federais e senadores. Gestores também ocupam espaços em estatais do governo.

Na Câmara dos Deputados, um dos cargos mais cobiçados, o de vice-líder do governo, deve ser ocupado pelo deputado federal paraibano Damião Feliciano (PDT), que já teve uma primeira reunião com o presidente da República para tratar de discussões que serão debatidas no Congresso Nacional.

Quando delegados pelo líder, o vice pode se pronunciar a qualquer momento da sessão, por período proporcional ao número de membros de sua bancada. Informalmente, cabe ao vice-líder promover articulações com parlamentares sobre projetos governistas que tramitam no Congresso e que necessitam de aprovação.

Outra função importante deve ser desempenhada pelo deputado federal Hugo Motta, eleito líder do Republicanos, um dos maiores partidos da Câmara Federal, com 41 deputados federais. A legenda se define como “independente” em relação ao Governo Federal, sendo decisiva para a aprovação ou rejeição de matérias de interesse da gestão petista. Cortejado, Motta já participou de reuniões com ministros do governo Lula, embora não se coloque como um parlamentar da base.

Outro que terá papel decisivo é o deputado federal Gervásio Maia, escolhido como vice-líder do PSB. A legenda do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, tem uma bancada relativamente modesta, com 17 parlamentares, mas não menos importante no xadrez político de Brasília. Nesta condição, o parlamentar também deve ajudar na interlocução de pautas do Governo do Estado com a gestão federal.

Senado Federal

Já no Senado, a segunda função mais importante da Casa está nas mãos de um paraibano.  O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi reeleito, vice-Presidente da Casa, na quinta-feira (02) da semana passada. Cabe ao vice-presidente substituir o presidente nas sessões e representá-lo em missões oficiais do Congresso Nacional.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top