favoritos dos ex-governadores
Políticos com experiência lideram para o Senado; na PB, Luciano e Romero abriram mão – Por Josival Pereira

Não existem olhos que não estejam voltados para as disputas para presidente da República e governadores de Estado. Os demais cargos em disputa – senador, deputado federal e deputado estadual – estão lá no segundo plano.

Mesmo assim, os institutos de pesquisas começaram a liberar levantamentos de intenção de voto para senador, especialmente em Estados do Nordeste.

Os primeiros números indicam uma tendência de favoritos, os ex-governadores, notadamente aqueles que deixaram os cargos bem avaliados, no início de abril.

São os casos do ex-governador Camilo Santana (PT), no Ceará, que lidera as pesquisas com 67%; Flávio Dino (PSB), no Maranhão), que aparece com 52% das intenções de voto; Renan Filho (MDB), em Alagoas, tem 40,1%, mas, ainda assim, tem mais do que o dobro do segundo colocado.

Na Bahia, a liderança para o Senado não é de um ex-governador. É do senador Otto Alencar (PSD), que se destacou na CPI da Covid, com 34%; o segundo colocado, deputado Marcelo Nilo (Republicanos), com 9%.

Uma disputa dura está despontando no Rio Grande do Norte. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), que está na chapa da governadora Fátima Bezerra (PT), estaria com 13,7%, numa pesquisa do Instituto Brâmane. O ex-ministro Rogério Marinho (PL), teria 12,8%.

A tendência de eleição de ex-governador ou lideranças consolidadas e com experiência não é novidade. Processos de renovação ocorrem em situações raras.

O que o quadro revelado pelas pesquisas provoca é um olhar sobre a Paraíba e a constatação de que duas lideranças com experiência administrativa e política comprovadas – os ex-prefeitos Luciano Cartaxo (PT) e Romero Rodrigues (PSL) – estão ausentes da disputa pelos cargos mais destacados. Deixaram que políticos menos experientes e sem história pulassem na frente. Os dois têm condições de exercer protagonismo no debate e poderiam preencher um vácuo de lideranças mais experientes no Estado.

Difícil entender a política da Paraíba.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>favoritos dos ex-governadores</h6>Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão – Por Gutemberg Cardosofavoritos dos ex-governadoresPolíticos com experiência lideram para o Senado; na PB, Luciano e Romero abriram mão – Por Josival Pereira" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 27 de maio de 2024 Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão - Por Gutemberg Cardoso <h6>favoritos dos ex-governadores</h6>DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queirozfavoritos dos ex-governadoresPolíticos com experiência lideram para o Senado; na PB, Luciano e Romero abriram mão – Por Josival Pereira" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 24 de maio de 2024 DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queiroz <h6>favoritos dos ex-governadores</h6>Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardosofavoritos dos ex-governadoresPolíticos com experiência lideram para o Senado; na PB, Luciano e Romero abriram mão – Por Josival Pereira" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso <h6>favoritos dos ex-governadores</h6>DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPBfavoritos dos ex-governadoresPolíticos com experiência lideram para o Senado; na PB, Luciano e Romero abriram mão – Por Josival Pereira" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB <h6>favoritos dos ex-governadores</h6>DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmannfavoritos dos ex-governadoresPolíticos com experiência lideram para o Senado; na PB, Luciano e Romero abriram mão – Por Josival Pereira" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann

Está no Hype

Go to Top