Consumidor deve ficar atento na hora de adquirir o produto; entenda o aumento
Seguindo o aumento no preço de vários produtos após o anuncio da Petrobras, o gás de cozinha já passa a custar 120 reais, em João Pessoa, nesta sexta-feria (11). No caso do GLP (gás liquefeito de petróleo), a mudança representa reajuste de 16,1%.
Na prática, o botijão de 13kg tem um aumento de 13 a 15 reais no valor final, aquele que chega ao consumidor.
Em entrevista ao repórter Ewerton Correia, para a Rádio Jovem Pan FM, o presidente do sindicado dos Revendedores de Gás na Paraíba, Marcos Antônio, disse que a subida no preço era esperada.
“Esse aumento, em detrimento da guerra, já era esperado. Não com esse impacto todo, mas já vinha sendo esperado o reajuste porque o último havia sido em outubro. A gente vinha esperando que a Petrobras repassaria alguma coisa a qualquer momento, mas não tão impactante como foi”, confessou.
Os valores repassados pelo mercado internacional, inflacionados por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia, também tem influência nos preços praticados aqui.
“O barril de petróleo que custava 92, 93, hoje está 125, 130 (dólares). Com isso, o gás de cozinha acompanha o aumento. Com a guerra, os preços do petróleo no exterior dispararam”, avaliou.
O presidente do sindicado dos Revendedores de Gás na Paraíba, além de confirmar os preços do gás no estado, deixou uma orientação para os consumidores.
“(O valor final chega a) 120 reais à vista e 125 a prazo. Peça a nota fiscal para ter a garantia de onde comprou o produtor e, na hora da compra, peça para pesar, para garantir que o botijão ” concluiu.