Blog Gutemberg Cardoso

PSol pede cassação de Damares por tragédia dos yanomamis

 

O PSol protocolou um pedido de cassação, nesta quinta-feira (9), do mandato da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Os dirigentes do partido afirmam que houve omissão e participação direta dela na tragédia dos yanomamis, em Roraima.

Damares é simpatizante de Bolsonaro e ocupou o ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos no governo de Jair. A representação foi entregue ao Conselho de Ética do Senado Federal.

“Damares tem participação direta na tragédia vivida pelos ianomâmis e deve responder por isso”, declarou o Guilherme Boulos (PSol-SP).

O presidente do PSol, Juliano Medeiros, disse que Damares não deveria ocupar o cargo no Senado. “Como parte do plano de extermínio do povo yanomami ela sequer deveria ter tomado posse. Mais uma prova das disfunções de nossas instituoções”, comentou.

A representação do PSol acusa a ex-ministra de usar a máquina pública para promover uma política “etnocida e racista”. O documento afirma ainda que Damares “agiu com descaso e ausência de medidas de proteção aos povos indígenas”.