Quadro Orixás, retirado a mando de Michelle Bolsonaro e danificado com caneta, voltará ao Planalto

Obra, que retrata divindades de religiões de matriz africana, foi retirada do Salão Nobre do Planalto a mando da ex-primeira-dama, que também mandou tirar obras católicas do Palácio da Alvorada.

O quadro Orixás da pintora brasileira Djanira da Motta e Silva, que foi retirado do Palácio do Planalto por ordem de Michelle Bolsonaro antes mesmo do marido começar a despachar do local, em 2019, voltará a ter destaque no no Salão Nobre do prédio público onde funciona o núcleo da Presidência da República.

Segundo a socióloga Rosângela Silva, a Janja, o quadro que representa as divindades da religião de matriz africana foi restaurado após ter sido danificado durante o governo Jair Bolsonaro (PL).

“Havia um furo feito de caneta na tela. Mas vai voltar ao local que pertence, o Palácio do Planalto. Vai estar numa exposição agora em janeiro, mas vai voltar. Aliás, faremos todo o trabalho de recomposição do acervo, vamos tratar isso com muito carinho”, disse a primeira-dama durante a posse de Margareth Menezes no recriado Ministério da Cultura.

Orixás já havia sido retirada uma vez do Planalto durante o governo Ernesto Geisel, que era luterano, durante a Ditadura Militar.

No Alvorada foram retiradas cinco peças de simbologia católica: um par de anjos barrocos tocheiros, na biblioteca, e quatro estátuas de santos nas salas de música e de estado. Uma das imagens é uma representação em madeira de Santa Bárbara, do século 18.

As obras católicas tiveram como destino o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, que foi ocupada por Hamilton Mourão (Republicanos).

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão – Por Gutemberg Cardoso 27 de maio de 2024 Romero não disputa a prefeitura de Campina Grande! 10 sinais para essa decisão - Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queiroz 24 de maio de 2024 DESTAQUES: Karla do Conde não apoia mais Mersinho nem Eduardo Carneiro; Sara Cabral fora das eleições 2024; e qual o motivo do silêncio Queiroga e Queiroz Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso 23 de maio de 2024 Se Lula pedir a vaga de vice de Cícero para o PT, João Azevêdo e o PSB cederiam?: Por Gutemberg Cardoso DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB 22 de maio de 2024 DESTAQUES: Se Romero desistir para onde irão os eleitores que são contra Bruno?; Em Bayeux, vice de Taciana pode ser Kita; e Secretário deve ir à ALPB DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann 21 de maio de 2024 DESTAQUES: PT quer Cartaxo prefeito e Cida vice; Tovar nega candidatura de Romero em junho; e Edinho Silva vai substituir Gleisi Hoffmann

Está no Hype

Go to Top