Quem é o primo do torturador coronel Ustra levado por Bolsonaro em comitiva aos EUA

Coronel da ativa do Exército, Marcelo Ustra da Silva Soares, está lotado no GSI e fez ataques ao STF nas redes usando imagem do primo-avô: “Carlos Alberto Brilhante Ustra faria Alexandre de Moraes usar fraldas”.

A execrável “homenagem” ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, torturador e assassino confesso da Ditadura Militar, durante seu voto no golpe contra Dilma Rousseff (PT), em abril de 2016 é apenas um episódio do longo enlace entre o ex-presidente e o militar sanguinário.

Reportagem de Paulo Motoryn, no site Brasil de Fato nesta segunda-feira (16), revela que Bolsonaro levou à tiracolo na comitiva em que fugiu para os Estados Unidos para não passar a faixa presidencial a Lula o sobrinho do torturador, o coronel da ativa do Exército Marcelo Ustra da Silva Soares.

O militar é  dos 24 servidores do Poder Executivo Federal que embarcaram na viagem do ex-presidente entre 28 e 30 de dezembro de 2022, segundo o Portal da Transparência.

Marcelo, que está lotado no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) viajou como “integrante da equipe de segurança em apoio à viagem familiar do sr. Presidente da República no dia 28 de dezembro, com retorno previso para o dia 1º de janeiro.

Marcelo Ustra da Silva Soares é bisneto de Celanira Martins Ustra, avó de Brilhante Ustra, e foi levado ao GSI pelo general Augusto Heleno.

“A nomeação não tem absolutamente nada a ver com indicação, com família. É uma nomeação de um plano normal de seleção dentro do Exército”, disse o militar à coluna de Guilherme Amado em julho de 2021, quando foi divulgada a informação.

Meses depois, em dezembro de 2021, Marcelo Ustra da Silva Soares foi promovido ao posto de coronel do Exército “por merecimento”. Ele era major da Cavalaria e, antes de chegar à Presidência, servia no Rio Grande do Sul.

Em seu perfil no Facebook, Marcelo Ustra também “homenageia” o primo-avô e ataca Alexandre de Moraes ao compartilhar um vídeo no dia 25 de novembro passado.

“Cel. Carlos Alberto Brilhante Ustra faria Alexandre de Moraes usar fraldas. Era só o Alex de Moraes passar uma noite conversando com Ustra no Doi-Codi”, diz o texto em um vídeo com imagem de Ustra.

Nascido em Porto Alegre, Marcelo ustra também fez publicações com Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão (Republicanos) na rede.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top