RETA FINAL FEDERAL PB: Dez eleitos e cinco partidos brigando por duas últimas vagas

As eleições de 2022, devem ser as mais acirradas na história da política nacional desde a redemocratização. A disputa por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federal não deve ficar atrás na emoção e na imprevisibilidade.

Ouvindo a opinião da redação, o Blog do Gutemberg crava os 10 favoritos ao pleito de hoje, e definimos que às duas últimas vagas serão disputadas por cinco partidos pautadas pelo quociente eleitoral.

Os 10 prováveis eleitos são Murilo Galdino, Wilson Santiago, Hugo Motta, Romero Rodrigues, Ruy Carneiro, Aguinaldo Ribeiro, Wellington Roberto, Luiz Couto, Ricardo Barbosa e Damião Feliciano.

5 candidatos disputam às duas vagas restantes, são eles: Cabo Gilberto Silva, Frei Anastácio, Mersinho Lucena, Gervásio Maia e Julian Lemos.

O Republicanos deve eleger 3 Deputados, se tornando a maior bancada do estado, misturando novatos e velhos atores da política paraibana.

Hugo Motta

Aos 32 anos de idade e exercendo o terceiro mandato na Câmara Federal, Hugo Motta marcha para transformar o Republicanos em um dos maiores partidos políticos da Paraíba a partir do resultado das eleições de outubro.

Ao angariar nomes famosos como os de Murilo Galdino, Wilson Santiago, Raniery Paulino e Marmuthe Cavalcanti, o Deputado e Presidente Estadual do partido, demonstra a sua força política e se solidifica como um dos principais nomes da Paraíba, não só no cenário estadual, mas também com força e representatividade em Brasília.

Murilo Galdino

Um dos novos nomes, que despontam com favoritismo na disputa por uma das 12 vagas do estado, é Murilo Galdino. Ex-Secretário de Articulação Política da Paraíba e irmão do Presidente da Assembleia, Adriano Galdino, Murilo já foi vereador em Campina Grande e tem apoio de prefeitos importantes, como o Prefeito de Catolé do Rocha, Laurinho Maia e o Prefeito de São Bento, Dr Jarques.

Mesmo sendo um nome inexperiente na visão do grande público paraibano, Murilo liderou uma enquete realizada no Programa Arapuan Verdade em 2021, e se apresenta para o pleito de Outubro, como uma provável novidade na Câmara em 2023.

Wilson Santiago

Um dos nomes mais consagrados da política paraibana, Wilson Santiago, tem tudo para garantir mais um mandato na Câmara Federal. Após sair do PTB, por desavenças com Nilvan Ferreira, o Deputado escolheu o Republicanos, por se identificar com a abordagem libertária do partido.

O seu ato de filiação contou com a presença do Presidente Nacional do Republicanos, o Deputado Federal Marcos Pereira; do Presidente Estadual, Hugo Motta, e de mais de 100 prefeitos e demais lideranças políticas de todas as partes da Paraíba. Com uma base forte e representativa, Wilson é nome certo em Brasília.

O PSC teve a entrada de dois importantes nomes nos quadros do partido em 2022. O ex-Prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues e o Deputado Federal Ruy Carneiro, se juntam a Leonardo Gadelha e tem a pretensão de tornar a legenda, em um dos principais partidos do estado.

Romero Rodrigues

O ex-Prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, pode voltar a Câmara Federal em 2023, eleito em 2010, Romero não ficou os quatro anos de mandato, em decorrência da sua vitória nas eleições municipais de 2012.

Após ser envolto em uma grande polêmica em 2022, ao ser destituído da Presidência estadual do PSD, Romero se filiou ao PSC e desponta como um dos favoritos nestas eleições.

Ruy Carneiro 

Nome histórico do PSDB no estado, Ruy Carneiro saiu do partido no qual estava filiado desde 2001, e também se filiou ao PSC.

Terceiro colocado na disputa pela Prefeitura de João Pessoa em 2020, Ruy acredita que a chegada de Romero ao PSC, pode tornar o partido em uma das principais legendas do estado, “Na atual conjuntura, no meu entendimento, o partido deve fazer dois federais com tranquilidade e com a chegada de Romero e outros companheiros o nosso calculo é de três a quatro federais eleitos, não tenho dúvida disso”

Ricardo Barbosa

Ricardo Barbosa está no seu terceiro mandato como deputado estadual, O parlamentar traz em sua bagagem, a ocupação em diversos cargos no Executivo. Dentre entre eles, o da Secretaria Executiva Estadual de Obras do PAC e a da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba.

A permanência de Ricardo no partido ocorreu após a decisão de retorno do governador João Azevêdo ao partido, nos bastidores existiam articulações para levar Barbosa para outras legendas, a exemplo do União Brasil. “Faremos talvez a maior bancada na Assembleia Legislativa. Estaremos brigando também para ser a maior bancada na Câmara Federal.”

Wellington Roberto

Deputado Federal desde 2002, Wellington Roberto é nome certo na Câmara em 2023.

Liderança consagrada da política paraibana, o Deputado é o principal articulador da legenda, e quer atrair os eleitores do Presidente, no projeto político do PL na Paraíba.

Aguinaldo Ribeiro

Deputado estadual por dois mandatos consecutivos (2003 a 2011), elegeu-se deputado federal em 2010, sendo reeleito em 2014 e 2018, sempre pelo Progressistas. No governo Dilma, assumiu o comando do Ministério das Cidades em substituição a Mário Negromonte, do mesmo partido. Deixou a pasta em 17 de março de 2014.

A provável saída de Aguinaldo para a disputa ao Senado Federal, foi um dos principais assuntos durante esta pré=campanha, mas a sua decisão de tentar mais uma reeleição, foi comemorada por lideranças do partido.

Damião Feliciano

Deputado Federal desde 1999 e uma das maiores lideranças políticas do estado, Damião Feliciano saiu do PDT, partido no qual estava filiado desde 2007. Após ser cortejado por vários partidos, o Deputado deixou para o último dia de trocas, a definição da sua nova legenda.

Ele tentará mais uma vitória, no União Brasil, com essa mudança Damião pode ter dificuldades para alcançar a reeleição, ao se filiar a um partido, com ideologia completamente oposta ao PDT.

Luiz Couto

Deputado Federal por 4 vezes, Luiz Couto, tenta voltar a Câmara Federal, após não ter disputado à reeleição em 2018.

Com uma votação expressiva na disputa pelo Senado em 2018, onde obteve quase 800 mil votos, Luiz é um nome praticamente certo na Câmara em 2023, aproveitando a sua popularidade e um PT renascido, com Lula bem cotado nas pesquisas, é muito provável mais de um petista em Brasília, representando a Paraíba em 2023.

Os outro cinco postulantes, irão disputar as duas últimas vagas, cabeça a cabeça, para um deles se eleger, dois motivos serão essenciais, o número de votos do próprio candidato, e o número de votos do seu parido, pois a soma dos outros candidatos é o que ocasionará um maior quociente eleitoral e isso acarretará consequentemente na vitória dos segundos colocados dessas legendas.

Mersinho Lucena

O vice-prefeito de Cabedelo e filho do Prefeito de João Pessoa Cícero Lucena, Mersinho Lucena, é um dos estreantes com mais força nessas eleições.

Filiado ao Progressistas, mesmo partido do seu pai, Mersinho desponta como um dos principais nomes do litoral paraibano, nas eleições de outubro.

Cabo Gilberto Silva

Um dos principais defensores do Presidente Bolsonaro na Paraíba, o Deputado Estadual Cabo Gilberto, tenta alçar voos mais altos e se eleger Deputado Federal, ao sair do PSL e ir para o PL, atual legenda de Bolsonaro.

O Deputado espera angariar muitos votos da direita que se identifica com Bolsonaro e Nilvan Ferreira.

Gervásio Maia

Filho do ex-deputado estadual Gervásio Bonavides Mariz Maia e neto do ex-governador da Paraíba, João Agripino Filho, a primeira experiência política de Gervásio foi no ano de 2002, quando foi eleito deputado estadual pelo MDB com 26.152 votos.

Foi deputado estadual por quatro mandatos consecutivos, em 2018, foi eleito deputado federal pela Paraíba com 146.860 votos, sendo, dessa forma, o candidato mais votado do estado ao cargo.

Frei Anastácio

Eleito Deputado Federal pela primeira vez, em 2018, Frei Anastácio esteve envolto em uma das principais polêmicas da política paraibana em 2022.

Ao lado de outras lideranças petistas, o Deputado declarou apoio à reeleição de João Azevêdo, contrariando a determinação dos diretórios nacionais e estaduais, essa movimentação acarretou em uma suspensão grave contra o Deputado Estadual, Anísio Maia, que acabou saindo do partido e indo para o PSB. Mesmo com todas os questionamentos internos, Frei Anastácio decidiu continuar no PT, e é um dos favoritos no pleito de outubro.

Julian Lemos

Coordenador da campanha de Bolsonaro no nordeste em 2018, Julian Lemos, se elegeu Deputado Federal com uma maciça votação dos apoiadores do Presidente.

Em 2022 o Deputado que é uma das principais lideranças do União Brasil no estado, postula a reeleição se desgarrando do eleitor bolsonarista, tentado atrair votos da direita mais moderada que não apoia a reeleição de Jair Bolsonaro.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top