Salles elogia tentativa de golpe na Bolívia e deputado pede afastamento por quebra de decoro; VEJA VÍDEO

O comentário de Salles também foi rebatido por outros deputados da base do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) afirmou que apresentará uma representação à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados solicitando o afastamento cautelar do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP). O parlamentar bolsonarista publicou nas redes sociais um comentário que foi visto como um apoio a tentativa de golpe de Estado na Bolívia, na quarta-feira (26/6). Salles disse que os militares bolivianos têm “coragem”.

Até quando deputados golpistas não serão responsabilizados? O que fez o Sr Ricardo Salles foi apoiar um golpe na Bolívia e incentivar um golpe no Brasil! Que seja afastado cautelarmente”, rebateu o deputado Glauber Braga.

O comentário de Salles também foi rebatido por outros deputados da base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O nome do deputado do PL chegou a entrar nos assuntos mais comentados da rede social X (antigo Twitter) na manhã desta quinta-feira (27/6).

O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) lamentou a postura do ex-ministro do Meio Ambiente. “Queimou a largada hoje e viu a boiada voltar pro curral no 8 de janeiro. Mas que lástima um parlamentar celebrar uma tentativa de golpe de Estado”, disse.

“Vou te dizer já que andas meio desinformado: o povo meteu os golpistas para correr. Anda rápido que ainda dá tempo de apagar teu comentário machista e golpista”, afirmou a deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS).

O deputado André Janones (Avante-MG) levantou a possibilidade de Salles ser responsabilizado criminalmente. “O deputado bolsonarista Ricardo Salles acaba de celebrar publicamente a tentativa de golpe militar na Bolívia e lamenta exército brasileiro não ter feito o mesmo no Brasil. A expectativa é que ele seja responda criminalmente e seja preso”, disse.

Janones também citou que está trabalhando em uma denúncia ao Ministério Público Federal para que se apure o crime de incitação pública das Forças Armadas contra os poderes constitucionais e o estado democrático de direito. 

“Acompanharemos a apuração de perto e não permitiremos que o golpismo se crie novamente em nosso país”, afirmou Janones.

ENTENDA

A publicação foi vista como uma apologia à insurreição militar frustrada. Em resposta, o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) afirmou, na mesma rede social, que vai protocolar um pedido de cassação de Salles. “Até quando deputados golpistas não serão responsabilizados? O que fez o Sr Ricardo Salles foi apoiar um golpe na Bolívia e incentivar um golpe no Brasil! Que seja afastado cautelarmente!”, afirmou.

Na última quarta-feira, tanques do Exército boliviano cercaram a Praça Murillo, sede do governo local, por algumas horas e tentaram invadir o prédio. Após horas de impasse, o chefe do Exército, Juan José Zúñiga, líder da intentona contra o presidente Luis Arce, foi preso e a cúpula militar do país, trocada. A quartelada, segundo analistas, evidencia a crise política e econômica que afeta o governo do afilhado político do ex-presidente Evo Morales.

Após a troca de comando nas Forças Armadas, os tanques e soldados que estavam cercando a sede do Executivo se desmobilizaram. O cerco não teve apoio nem da oposição de direita ao governo de Arce, nem da comunidade internacional. Aliados do presidente convocaram uma greve geral e o bloqueio de estradas em protestos aos militares.

Em seu perfil oficial no X, Glauber Braga pediu também que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), faça valer a nova regra da Casa que afasta cautelarmente deputados malcomportados. Segundo Braga, a comemoração de uma tentativa de ruptura institucional não pode passar impune.

“Eu vou apresentar uma representação, uma solicitação à mesa diretora da Câmara dos Deputados pelo afastamento cautelar do senhor Ricardo Salles. Ou quer dizer, agora, que o afastamento cautelar é só para os inimigos de Arthur Lira?”, questionou.

Em 12 de junho, a Câmara aprovou a proposta de seu presidente que cria a suspensão cautelar de até seis meses de deputados que quebrem o decoro. Após a deliberação, a medida foi automaticamente promulgada pelo alagoano e entrou em vigor. O projeto foi aprovado por 400 votos a 29, com 83 ausências e apenas uma abstenção: a de Ricardo Salles.

A proposta é uma resposta política de Lira à coleção de baixarias que a Câmara dos Deputados presenciou no começo deste mês.

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita 19 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero recebe proposta dos Cunha Lima; Nilvan Ferreira ganha apoio de João Gonçalves; e Kassab, do PSD, quer Eva Gouveia como candidata a prefeita DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  18 de julho de 2024 DESTAQUES: Duas datas importantes para o futuro de Romero; Instituto crava que na PB só terá 2º turno em JP; e Efraim denuncia prefeito de Santa Luzia por demolir monumento  DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo 17 de julho de 2024 DESTAQUES: Direção de um partido destituiu o diretório de um candidato líder nas pesquisas; Pedrito anuncia apoio a Nilvan; e Lula pode pedir a Veneziano para apoiar Cartaxo DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde 16 de julho de 2024 DESTAQUES: Quem deve ser vice de Jackson e Nilvan?; Quais partidos podem compor a chapa de Romero?; e Amanda Rodrigues encontra Márcia, ex-prefeita do Conde DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política 12 de julho de 2024 DESTAQUES: Prefeito de Queimadas vai escolher entre 2 parentes o candidato da sucessão; Ana Paula deu sua versão da ‘’rachadinha’’; e Bueno Aires foi visto em Gurjão fazendo política

Está no Hype

Go to Top