“Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”; Delação revela que Bolsonaro apresentou plano de golpe em reunião com militares

Com base em uma delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), foi revelado que o ex-presidente teria se reunido com comandantes militares em novembro de 2022 para apresentar um plano de golpe de estado. A reunião ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a presença do então comandante da Marinha, almirante Almir Garnier, do comandante do Exército, general Freire Gomes, e do brigadeiro Carlos Batista, comandante da Aeronáutica. Segundo o relato de Cid, Garnier teria manifestado apoio imediato à iniciativa de Bolsonaro, enquanto Batista teria ficado calado diante da proposta.

No entanto, Freire Gomes teria reagido de forma mais contundente à ideia de golpe. De acordo com a reportagem do Valor Econômico, o general teria ameaçado prender Bolsonaro caso a iniciativa fosse levada adiante. “Se o senhor for em frente com isso, serei obrigado a prendê-lo”, teria dito Freire Gomes na reunião. Ainda segundo a reportagem, o general sabia que os comandantes das regiões Sul, Sudeste, Leste e Nordeste não apoiariam a iniciativa golpista. Além disso, os americanos, tanto civis quanto militares, já haviam dado demonstrações de que não apoiariam um golpe no Brasil.

A delação de Mauro Cid também revelou que ele recebeu um estudo sobre o “poder moderador” dos militares, que justificaria um golpe após a vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2022. Cid afirmou que entregou esse estudo a Bolsonaro e que o ex-presidente teria ficado entusiasmado com a ideia. No entanto, a iniciativa não avançou devido à resistência de Freire Gomes e dos outros comandantes militares.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top