O secretário de segurança pública da Paraíba, o delegado Jean Nunes, viajou a Brasília nesta quarta-feira (25), para participar de uma reunião com o ministro da Justiça do Governo Federal, Flávio Dino. Na pauta, ações de combate ao crime organizado e à violência em parceria com a gestão federal. Secretários de outros estados também devem participar.
Em entrevista ao Sistema Arapuan, Jean Nunes disse que na primeira reunião com Dino vai discutir a transferência de mais recursos para a Segurança Pública do Estado. “Também vamos pedir capacitação para nossas forças de segurança, melhor estrutura, mais equipamentos e tudo aquilo que for necessário para melhorar esse trabalho. Faremos uma articulação mais forte com outros ministérios também”, disse.
Mais cedo, Jean Nunes falou sobre a recente onda de homicídios na Grande João Pessoa, que culminou ontem (24) com o assassinato do Sargento Wellington Santos, de 51 anos. Ele prometeu reforço no policiamento, com ênfase nos serviços de inteligência, e atribuiu o aumento dos crimes à resposta de de facções ao trabalho da polícia.
Onda de violência
Cerca de 11 homicídios aconteceram na Capital desde o último fim de semana, em bairros como Gramame, Cristo Redentor, Róger e Bairro das Indústrias, e em cidades da região metropolitana, a exemplos de Bayeux, Cabedelo, Santa Rita e Conde. “Temos enfrentado no estado uma disputa de territórios e uma inquietação em relação ao trabalho que a polícia vem fazendo, com a apreensão de uma grande quantidade de drogas”, comentou.
Jean Nunes lembrou que, nos últimos quatro anos, foram apreendidas mais de 13.600 armas e mais de 14 toneladas de drogas, o que segundo ele provocou reação de organizações criminosas que atuam no estado com o tráfico de drogas. “Isso gera um descontentamento, mas as polícias estão buscando identificar e prender esses elementos”, ressaltou o secretário, apontando que as forças de segurança deu início a prisões relacionadas aos crimes dessa semana.