SIMONE PODE ATRAPALHAR: A Eleição está decidida? Lula eleito? veja números – Por Paulo Milet – ( matemático )

O autor explica que, matematicamente, Simone Tebet é a única que pode encarar Lula no segundo turno e afirma que o ex-presidente ainda não está eleito

Com base nas últimas pesquisas publicadas dentro do mês de agosto, a opinião quase unânime, de analistas e jornalistas,  é que a vitória de Lula está garantida, talvez até no primeiro turno.

Quando alguém levanta a hipótese de um adversário em condições de encarar o ex-presidente, a única alternativa que aparece é que esse adversário, nesse caso, seria o Presidente Bolsonaro.

Será que essas são as duas únicas possibilidades? Lula com vitória no primeiro turno ou Lula e Bolsonaro no segundo turno (com vitória de Lula)!

Vamos ver alguns números por outro ângulo?

Uma informação bastante interessante é o desempenho dos candidatos em várias opções de segundo turno. Pena que nem todos os institutos façam essa pergunta.

Usando os números da BTG/FSB de 22/08, temos para o candidato Lula:

Lula 52 X 39 Bolsonaro (Não voto 9%)

Lula  49 X 30 Ciro           (Não voto 21%)

Lula  53 X 25 Simone     (Não voto 22%)

E para o candidato Bolsonaro?

Bolsonaro 39 X 52 Lula (Não voto 9%)

Bolsonaro 40 X 47 Ciro (Não voto 13%)

Bolsonaro 42 X 42 Simone (Não voto 16%)

O confronto Ciro X Simone não foi levantado. (Deveria ter sido).

Considerando (o óbvio) que os resultados de cada candidato no segundo turno são certamente maiores que os do primeiro turno, então podemos usar o maior desses números de cada candidato, como um TETO para sua votação.

Desse modo, os tetos nesse momento seriam:

Lula = 53% (contra Simone);

Bolsonaro = 42% (contra Simone);

Ciro = 47%, (contra Bolsonaro), sem medição contra Simone;

Simone = 42% (contra Bolsonaro).

Detalhe: Bolsonaro parece estar crescendo no primeiro turno, mas está estagnado no segundo. A conclusão é que ele está crescendo simplesmente com alguns dos eleitores do segundo turno antecipando seu voto para o primeiro, mas não está conseguindo angariar eleitores novos.

E a capacidade de crescimento em função de um maior conhecimento sobre os candidatos?

Ciro Gomes e Simone Tebet

Lula é conhecido por 98% dos eleitores, Bolsonaro também por 98%, Ciro por 87% e Simone por apenas 48%!

Conclusão 1: Lula e Bolsonaro não tem margem para crescimento nesses números do segundo turno, principalmente porque já tem uma rejeição (“Não votaria de jeito nenhum nele”) de 44% e 55% respectivamente;

Conclusão 2: Ciro tem algum espaço para crescer, em função de algum desconhecimento, mas esbarra em uma rejeição de 51%;

Conclusão 3: Simone tem espaço para crescer além do teto atual de 42%, principalmente pelo desconhecimento dos eleitores (52%) com uma rejeição bem menor que os outros (32%);

Conclusão 4: Bolsonaro e Ciro não tem condições de ganhar de Lula no segundo turno;

Conclusão 5: Simone pode crescer, mas só teria chance de ganhar de Lula se ele tivesse um piso abaixo de 50%

Vimos o teto e as possibilidades de crescimento. E o piso de Lula para o segundo turno? qual seria?

O indeciso diante das toalhas coloridas de Lula, Bolsonaro, Scooby, do Flamengo e das notas de dólar e real – Foto Orlando Brito

Quando perguntados sobre a certeza de voto, 18% dos eleitores de Lula dizem que poderiam mudar. Como Lula teve 45% no primeiro turno, isso significa que 8% (18% de 45%) poderiam mudar, trazendo o piso de lula para  37% no primeiro turno. Se aplicarmos esses mesmos 18% ao teto de lula no segundo turno vemos que Lula pode diminuir seu 53% para menos de 44%.

Resumindo: Simone pode crescer além de 42%. Lula pode cair até 44%.

Essas especulações acima servem para mostrar que “matematicamente”, somente a Simone pode (“é possível”) encarar o Lula em um segundo turno.

Mesmo sendo possível, será provável?

Depende da campanha conseguir mostrar que só ela tem chances contra Lula no segundo turno. Se os eleitores de Ciro e Bolsonaro perceberem isso, aqueles que não querem Lula serão os primeiros a pular para Simone.

O segundo movimento terá que ser forte e rápido por meio das redes sociais. Muitos artistas, empresários e pessoas de renome já se manifestaram a favor de Simone e muitos outros se manifestaram contra Lula e Bolsonaro.

BBB 22 (Big Brother Brasil 2022) – Foto Reprodução/Globoplay

Gosto de usar o exemplo do BBB em Janeiro. Personagens desconhecidos saíram de alguns poucos milhares de seguidores para muitos milhões nos primeiros 30 dias do programa. O mundo virtual permite isso.

Várias dessas pessoas de renome simpatizantes de Simone e contrárias a Lula e Bolsonaro já podem somar mais de 100.000.000 de seguidores ao todo. Basta isso para que a campanha de Simone deslanche. Talvez um modelo MGM (Member Get Member) possa ser uma forma rápida.

A TV faz o resto ao mostrar um programa de governo consistente e uma candidata e sua vice como legítimas representantes de vários segmentos da sociedade.

Concluindo, vemos que aqueles que não querem nem Bolsonaro e nem Lula tem uma opção que é difícil mas não impossível. Votar em Simone no primeiro e no segundo turno! – Paulo Milet, Matemática/UnB com Pós em Adm. Pública /FGV

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta ‘cobra’ que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados 24 de abril de 2024 DESTAQUES: Hugo Motta enfrenta 'cobra' que morde o Republicanos; Pollyanna tem sido o grande diferencial no governo João; e Sargento Neto diz que oposição pode pular para 17 deputados DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla’s Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! 23 de abril de 2024 DESTAQUES: Em Cajazeiras, a briga será entre 3 deputados; PSB realiza festa na Priscylla's Hall com candidatos a vereador; na UFPB, Terezinha vai ser a primeira colocada?! NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa 22 de abril de 2024 NESTA TERÇA: PSB apresenta time de candidatos a vereadores em João Pessoa DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 22 de abril de 2024 DESTAQUES: Pastor Sérgio decidiu ser vice em JP; Nilvan recebeu visita do prefeito Vitor Hugo; e governador diz que Daniela tem todo direito de tocar sua candidatura em 2026 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70%  19 de abril de 2024 DESTAQUES: A imprensa é culpada no caso do Pastor Sérgio e na possível demissão do secretário do governo?; Em Guarabira, Léa vai enfrentar Raniery; na cidade de Patos, executivos e secretários tem aumento de 70% 

Está no Hype

Go to Top