Blog Gutemberg Cardoso

“SÍNDROME DAS FALSAS ESPERANÇAS”: Saiba o que é, como funciona e porque ela pode sabotar as suas promessas de ano novo

Todo fim de ano temos uma tradição, as famosas promessas e resoluções para o ano que começa. Sempre com a esperança de mudança de hábitos, de vida, carreira e metas de uma vida mais saudável. Porém um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado na revista Diário de Psicologia Clínica afirma que apenas 8% das pessoas realmente cumprem resoluções de Ano Novo. E o mais alarmante, as metas serão abandonadas até o fim de janeiro.

As promessas de ano novo mais comuns

  1. Campeã. Emagrecer
  2. Fazer atividade física
  3. Economizar dinheiro
  4. Ficar menos estressado
  5. Cuidar da saúde
  6. Se alimentar melhor
  7. Dormir melhor
  8. Viajar mais
  9. Ler mais

Por que nunca cumprimos nossas resoluções de ano novo?

Existe um possível vilão que pode estar sabotando as suas metas de ano novo, chama-se Síndrome da falsa esperança. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Toronto, Toda vez que estabelecemos metas impossíveis para nós mesmos e, em seguida, ficamos desproporcionalmente frustrados quando falhamos.

Separamos 10 dicas que irão te ajudar a superar a Síndrome da Falsa Esperança e te ajudar a cumprir as metas que você traçou para 2023:

Permita-se tentar de novo. Não desanime, estabeleça metas que podem ser ajustadas. Para não desistir de tudo. Por isso a pausa e ajuda dos amigos é fundamental