TRAGÉDIA: Deslizamento em Papua Nova Guiné deixa 670 mortos e 2000 pessoas soterradas: VEJA VÍDEO

O enorme deslizamento de terra ocorrido em Papua Nova Guiné há três dias soterrou mais de 2.000 pessoas, informou o governo nesta segunda-feira, com o terreno traiçoeiro e as dificuldades no transporte de ajuda reduzindo as esperanças de encontrar sobreviventes.

O Centro Nacional de Desastres forneceu o novo número em uma carta à ONU divulgada na segunda-feira, mas datada de domingo. Uma outra agência da ONU calculou o possível número de mortos em mais de 670 pessoas.

A variação reflete o local remoto e a dificuldade de obter uma estimativa precisa da população. O último censo confiável de Papua Nova Guiné foi em 2000 e muitas pessoas vivem em vilarejos isolados nas montanhas da nação insular do Pacífico.

O deslizamento de terra atingiu seis vilarejos no distrito de Maip-Mulitaka, no norte do país, por volta das 3h da manhã de sexta-feira, enquanto a maior parte da comunidade dormia. Mais de 150 casas foram enterradas sob escombros de quase dois andares de altura. Os socorristas disseram à mídia local que ouviram gritos vindos de baixo da terra.

“Tenho 18 membros da minha família soterrados sob os escombros e o solo em que estou pisando, e muitos outros membros da família no vilarejo que não consigo contar”, disse o morador Evit Kambu à Reuters. “Mas não posso recuperar os corpos, por isso estou aqui, sem poder fazer nada.”

Mais de 72 horas após o deslizamento de terra, os moradores ainda estão usando pás, paus e as próprias mãos para tentar deslocar os escombros e alcançar os sobreviventes. Apenas sete corpos foram encontrados até o momento.

Os moradores realizaram um funeral na segunda-feira para um dos corpos. Dezenas de pessoas em luto caminharam em uma procissão atrás do caixão, lamentando e chorando, de acordo com um vídeo filmado por um funcionário da ONU.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top