TRAGÉDIA: Deslizamento em Papua Nova Guiné deixa 670 mortos e 2000 pessoas soterradas: VEJA VÍDEO

O enorme deslizamento de terra ocorrido em Papua Nova Guiné há três dias soterrou mais de 2.000 pessoas, informou o governo nesta segunda-feira, com o terreno traiçoeiro e as dificuldades no transporte de ajuda reduzindo as esperanças de encontrar sobreviventes.

O Centro Nacional de Desastres forneceu o novo número em uma carta à ONU divulgada na segunda-feira, mas datada de domingo. Uma outra agência da ONU calculou o possível número de mortos em mais de 670 pessoas.

A variação reflete o local remoto e a dificuldade de obter uma estimativa precisa da população. O último censo confiável de Papua Nova Guiné foi em 2000 e muitas pessoas vivem em vilarejos isolados nas montanhas da nação insular do Pacífico.

O deslizamento de terra atingiu seis vilarejos no distrito de Maip-Mulitaka, no norte do país, por volta das 3h da manhã de sexta-feira, enquanto a maior parte da comunidade dormia. Mais de 150 casas foram enterradas sob escombros de quase dois andares de altura. Os socorristas disseram à mídia local que ouviram gritos vindos de baixo da terra.

“Tenho 18 membros da minha família soterrados sob os escombros e o solo em que estou pisando, e muitos outros membros da família no vilarejo que não consigo contar”, disse o morador Evit Kambu à Reuters. “Mas não posso recuperar os corpos, por isso estou aqui, sem poder fazer nada.”

Mais de 72 horas após o deslizamento de terra, os moradores ainda estão usando pás, paus e as próprias mãos para tentar deslocar os escombros e alcançar os sobreviventes. Apenas sete corpos foram encontrados até o momento.

Os moradores realizaram um funeral na segunda-feira para um dos corpos. Dezenas de pessoas em luto caminharam em uma procissão atrás do caixão, lamentando e chorando, de acordo com um vídeo filmado por um funcionário da ONU.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã 17 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 14 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação 13 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’ 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’

Está no Hype

Go to Top