UM DOS VÍRUS MAIS MORTAIS DO MUNDO: OMS confirma surto de Marburg que mata em até 88% dos casos

A Organização Mundial de Saúde confirmou 9 mortos e 16 casos suspeitos de Marburg, no Guiné Equatorial. As autoridades do Guiné enviaram as amostras para o Institut Pasteur no Senegal, com o auxílio da OMS.

O vírus Marburg, da mesma família do Ebola, causa uma febre hemorrágica com taxa de letalidade que varia de 24 a 88% o vírus Marburg foi catalogado na cidade com o mesmo nome Marburg, Frankfurt na Alemanha e em Belgrado na Sérvia em 1967. O episódio foi associado ao trabalho em laboratório com macacos verdes africanos (Cercopithecus aethiops) vindos de Uganda. 31 pessoas ficaram doentes, e sete morreram, inicialmente funcionários do laboratório, depois médicos e familiares. Posteriormente foram encontrados casos em Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul (em uma pessoa com histórico de viagem recente ao Zimbábue), Uganda e Gana.

Raramente casos são encontrados fora do continente Africano.

Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde da Guiné Equatorial, Mitoha Ondo’o Ayekaba, que “4.325 pessoas estão em quarentena” na província em que os casos foram detectados. Porém, há ainda três pessoas com “sintomas leves” que foram isoladas no hospital de uma área rural pouco povoada, na fronteira com Gabão e Camarões.

SINTOMAS

A doença acontece de forma abrupta, começando com febre alta, dor de cabeça intensa e mal estar. O período de incubação ocorre de 2 a 21 dias e o paciente pode desenvolver hemorragia em sete dias. Os pacientes podem apresentar náuseas, vômitos, dor no peito, dor de garganta, dor abdominal e diarreia

TRANSMISSÂO

Marburg se transmite em humanos através do contato com morcegos (da espécie Rousettus aegyptiacus) infectados que contaminam frutas e podem transmitir para macacos e humanos. Entre humanos o contato com fluidos corporais são a forma de transmissão direta. Esses morcegos habitam cavernas africanas. O contato com Roupas de cama e utensílios de uma pessoa infectada ou morta podem também transmitir Marburg.

TRATAMENTO

Não existe tratamento específico para o vírus Marburg, nem vacina para prevenção.

Os cuidados além de evitar contato com morcegos em lugares afetados, incluem os procedimentos adotados para prevenção de Covid, com uso e máscara, luvas e esterilização de ambientes contaminados.

 

 

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux 20 de maio de 2024 DESTAQUES: Camilo Santana esteve na Paraíba e ninguém soube; Cássio pode ser candidato em CG?; e nomes dos vices estão em alta em Bayeux DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG 17 de maio de 2024 DESTAQUES: Rusga entre Assembleia e o Governo do Estado; PT tem decisão importante na segunda-feira; e Inácio cansou de esperar por Romero em CG DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias 16 de maio de 2024 DESTAQUES: Na reunião do PT, 90% defenderam candidatura própria; e representante da prefeitura acusa membro do governo no caso da poluição das praias DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados 9 de maio de 2024 DESTAQUES: O candidato de João Azevêdo ao governo pode ser Hugo Motta; advogado João de Deus se filiou ao PSB em Cajazeiras; e Wilson Santiago voltou a titularidade na câmara dos deputados DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação 8 de maio de 2024 DESTAQUES: Lula teria decidido por candidatura própria em João Pessoa e o escolhido foi Cartaxo; Romero não tem responsabilidade com Campina Grande?; e ALPB ‘desobriga’ presença de secretários de Educação

Está no Hype

Go to Top