UM DOS VÍRUS MAIS MORTAIS DO MUNDO: OMS confirma surto de Marburg que mata em até 88% dos casos
A Organização Mundial de Saúde confirmou 9 mortos e 16 casos suspeitos de Marburg, no Guiné Equatorial. As autoridades do Guiné enviaram as amostras para o Institut Pasteur no Senegal, com o auxílio da OMS.
O vírus Marburg, da mesma família do Ebola, causa uma febre hemorrágica com taxa de letalidade que varia de 24 a 88% o vírus Marburg foi catalogado na cidade com o mesmo nome Marburg, Frankfurt na Alemanha e em Belgrado na Sérvia em 1967. O episódio foi associado ao trabalho em laboratório com macacos verdes africanos (Cercopithecus aethiops) vindos de Uganda. 31 pessoas ficaram doentes, e sete morreram, inicialmente funcionários do laboratório, depois médicos e familiares. Posteriormente foram encontrados casos em Angola, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul (em uma pessoa com histórico de viagem recente ao Zimbábue), Uganda e Gana.
Raramente casos são encontrados fora do continente Africano.
Em entrevista coletiva, o ministro da Saúde da Guiné Equatorial, Mitoha Ondo’o Ayekaba, que “4.325 pessoas estão em quarentena” na província em que os casos foram detectados. Porém, há ainda três pessoas com “sintomas leves” que foram isoladas no hospital de uma área rural pouco povoada, na fronteira com Gabão e Camarões.
SINTOMAS
A doença acontece de forma abrupta, começando com febre alta, dor de cabeça intensa e mal estar. O período de incubação ocorre de 2 a 21 dias e o paciente pode desenvolver hemorragia em sete dias. Os pacientes podem apresentar náuseas, vômitos, dor no peito, dor de garganta, dor abdominal e diarreia
TRANSMISSÂO
Marburg se transmite em humanos através do contato com morcegos (da espécie Rousettus aegyptiacus) infectados que contaminam frutas e podem transmitir para macacos e humanos. Entre humanos o contato com fluidos corporais são a forma de transmissão direta. Esses morcegos habitam cavernas africanas. O contato com Roupas de cama e utensílios de uma pessoa infectada ou morta podem também transmitir Marburg.
TRATAMENTO
Não existe tratamento específico para o vírus Marburg, nem vacina para prevenção.
Os cuidados além de evitar contato com morcegos em lugares afetados, incluem os procedimentos adotados para prevenção de Covid, com uso e máscara, luvas e esterilização de ambientes contaminados.