PÃO SALGADO
Especialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos

Professor Vinícius Passos comentou sobre o reflexo da guerra no aumento dos preços dos produtos, da gasolina ao pão

O mundo inteiro está com os olhos voltados para a Europa desde o mês de fevereiro, quando teve início o conflito armado entre Rússia e Ucrânia. Além de vitimar centenas de ucranianos e obrigar milhões a saírem de seu país de origem, a guerra, que não tem previsão de ser cessada, também tem consequências para vários outros lugares do planeta, inclusive a Paraíba.

 

Segundo o professor da Fundação Dom Cabral (FDC) Vinícius Passos, a invasão de Putin à Ucrânia pode provocar impacto direto na economia brasileira, e, por consequência, na economia paraibana. Para ele, os dois primeiros efeitos diretos no Brasil são: incerteza financeira e inflação em diversos setores.

 

“Com a guerra, aqui no Brasil a gente tem duas situações bastante claras: volatilidade de mercado e aumento dos preços de produtos como petróleo e insumos de agronegócio, que são produzidos na Rússia e importados ao Brasil”, explica o especialista em análise financeira.

 

Na esteira das sanções impostas por países do Ocidente à Rússia, terceiro maior produtor de petróleo do mundo, os preços dos combustíveis no Brasil terão aumento a partir desta sexta-feira (11), com uma alta de 18.8% na gasolina e de 24,9% no diesel.

Além do petróleo, alguns alimentos, como o pão, também devem ter aumento expressivo de preço. Neste caso, o trigo será responsável pela inflação, que pode chegar a 15% em alguns estados do Brasil, ainda de acordo com especialistas. Isso se deve ao fato de a Rússia ser o maior exportador de trigo do mundo e a Ucrânia ocupar o 4º lugar no ranking. Juntos, os dois países respondem por quase 30% das exportações mundiais da commodity. A queda na oferta de trigo no cenário mundial, causada pelas sanções e pelas dificuldades logísticas durante a guerra, resulta em alta nas cotações desse produto no mercado internacional.

Outros alimentos que devem ter aumento em breve são o milho e a soja, esta de forma indireta, por conta da interrupção do fornecimento de fertilizantes agrícolas da Rússia, fator que interfere na produtividade. A depender do tempo que durar o confronto, os preços podem subir ainda mais, com forte impacto nas cotações de vários produtos e de seus derivados em todo o território brasileiro.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

<h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em CaaporãPÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 17 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Deusdete é lembrado para disputar vários cargos?; PT já fez a coleta da pesquisa em JP; e prefeito Kiko escolheu errado o seu candidato em Caaporã <h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026PÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 14 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que Roberto de Souza saiu da secretaria de educação?; Jhony está atuando para frente de oposição em CG; e Indicação de Wilson filho visa 2026 <h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a EducaçãoPÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 13 de junho de 2024 DESTAQUES: Por que a secretária Maria Suely foi demitida; os nomes escolhidos pelo governador foram adiantados pelo Polêmica Paraíba; e quais os motivos para Wilson Filho assumir a Educação <h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje SolidariedadePÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 12 de junho de 2024 DESTAQUES: TRF-5 julgou o caso Cícero Lucena; Bruno Cunha Lima conseguiu vitória na Justiça; e operação ‘’Fundo do Poço’’ mira o antigo PROS, hoje Solidariedade <h6>PÃO SALGADO</h6>DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar “meia secretaria de educação’’PÃO SALGADOEspecialista explica como a guerra na Ucrânia impacta no bolso dos paraibanos" class="rev-slidebg tp-rs-img" data-no-retina> 11 de junho de 2024 DESTAQUES: Vereadores de JP estão envolvidos na Operação Mandare; Operação livro aberto chegou nos deputados; e Republicanos não deve aceitar "meia secretaria de educação’’

Está no Hype

Go to Top