Vereadora Jô Oliveira mostra que a lucidez resiste na Câmara de Campina Grande

Por Felipe Gesteira

Há uma tendência nos trabalhos legislativos em se aprovar homenagens de forma pouco cuidadosa. Funciona quase como uma vista grossa corporativista, onde o parlamentar evita impedir a comenda concedida pelo colega para que no futuro o seu afago não seja inviabilizado. É grave, no entanto, quando um membro do Legislativo propõe uma homenagem absolutamente descabida, como aconteceu ontem (16) na Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), que aprovou batizar com o nome do guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, um nova avenida e uma praça da cidade.

A homenagem é incabível não só pela ausência de qualquer contribuição do autodenominado filósofo, morto em janeiro deste ano, mas também pelo desserviço à sociedade que ele propunha ao difundir seus ideais de negacionismo à ciência, à política e à boa convivência em sociedade. Além de ter servido como base de sustentação ideológica do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seus apoiadores, Olavo de Carvalho era contrário às medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19, às vacinas, e questionava até mesmo o formato do planeta Terra.

No momento em que o Poder Legislativo aprova tal homenagem, não é apenas o autor da proposta, vereador Waldeny Santana (União) quem referenda a loucura, mas todos aqueles que votaram a favor. Seriam os vereadores de Campina Grande loucos e inconsequentes como era Olavo de Carvalho ou apenas oportunistas e irresponsáveis?

Fato é que a loucura não ressoou em uníssono. Houve um ponto de lucidez na voz da vereadora Jô Oliveira (PCdoB) em meio à insensatez coletiva do Legislativo campinense. Jô votou contra as duas propostas, da avenida e da praça. Seu voto não foi suficiente para impedir o inconveniente imposto pelos parlamentares à cidade, mas mostrou que há resistência no meio de tantos bobos.

Mais Lidas

Destaques

PELO SIM, PELO NÃO

DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação 26 de julho de 2024 DESTAQUES: Romero já tem uma decisão sobre CG; Conde está na expectativa para escolha do vice de Karla Pimentel; e em Sousa, 3 candidatos disputam vaga na chapa de situação DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Retirada de Bruno Roberto da presidência do PL-CG teve a mão do Pastor Sérgio; Oposição de Bayeux têm muitos candidatos, mas poucos votos; e Romero teria revelado que ficará neutro em CG DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG 25 de julho de 2024 DESTAQUES: Eduardo Carneiro quer o grupo Ribeiro indicando o vice de Bruno Cunha Lima; Romero pode indicar parente para compor a chapa de Jhony Bezerra; e PL pretende lançar candidato a prefeito em CG DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela “Romero” ganha um novo capítulo 23 de julho de 2024 DESTAQUES: PL quer tirar o União Brasil de Ruy Carneiro; Aguinaldo e Daniella estão se juntando com Domiciano Cabral; e em CG, a novela "Romero" ganha um novo capítulo DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado 22 de julho de 2024 DESTAQUES: Faltam 11 capítulos para terminar a novela Romero; Daniella Ribeiro pode ocupar uma vaga no TCE; e Galdino faz discurso em prol de sua candidatura ao governo do Estado

Está no Hype

Go to Top